Como saber se o camarão está velho?

Perguntado por: isoares9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Aparência: na hora de comprar o camarão fresco, o ideal é que cabeça e cauda estejam presas ao corpo (se estiverem soltas, é sinal que o camarão está velho). A casca deve estar firme e brilhante, sem manchas amareladas ou escuras.

Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios. Assim como o peixe, o camarão é outro alimento bastante consumido durante a Semana Santa.

5 dias

O camarão fresco dura somente 5 dias, após esse tempo, o mesmo começa a se deteriorar, por isso a necessidade do controle correto da cadeia de frio. O camarão fresco, quando cozido, reduz muito o seu tamanho – perde a água que foi incorporada.

Descongelou o camarão, mas aconteceu um imprevisto e você não vai poder preparar no horário planejado? Mantenha os bichinhos na geladeira, dentro de uma bacia com gelo, por no máximo 48 horas.

Esta alteração de cor acontece muito antes das bactérias de multiplicarem a ponto de ser considerado, um camarão não seguro para consumo. Estas manchas negras acontecem, porque na presença de oxigénio, as enzimas naturais do camarão, transformam compostos incolores em complexos acastanhados/pretos.

6 meses

O recomendado é que o camarão seja armazenado em freezer e caso se trate de um produto congelado na indústria, seu prazo de validade pode ser de até 6 meses, diferente do camarão dito como “fresco”. Quando descongelado, o ideal é que o camarão seja preparado e utilizado por completo.

Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.

A boa notícia é que você pode comer alimentos congelados com prazo de validade vencido – embora em alguns casos, o sabor, a cor ou a textura possam ter diminuído de qualidade.

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.

Comer camarão sem limpar corretamente pode acarretar em vários riscos para a saúde, incluindo contaminação bacteriana: Camarões podem conter bactérias como Salmonella e Escherichia coli, que podem causar doenças gastrointestinais graves se não forem removidas antes de serem consumidas.

Coloque o camarão em sacos de congelamento grandes.
Depois do congelamento, retire as assadeiras do congelador e transfira os frutos do mar a sacos herméticos. Quando fechá-los, esprema o máximo de ar possível de dentro antes de colocá-los no congelador. Rotule os sacos com a data antes de colocá-los no congelador.

Normalmente é congelado, depois descongelado, e você não sabe quanto tempo está parado, e o camarão pode estragar rapidamente; sua vida útil é bem curta. O camarão fresco deve ser cozido dentro de um ou dois dias após a compra.

Na hora de limpar o camarão, tem gente que só tira a cabeça do bichinho, tem gente que tira cabeça e casca mas deixa a cauda, e tem quem tire tudo. Seja qual for a forma, uma coisa é certa: tem que tirar fora a tripinha, aquele traço escuro que se vê ao longo do corpo do camarão.

A Síndrome da Mancha Branca não é uma zoonose, ou seja, não representa nenhum perigo para o ser humano, mesmo com a ingestão de animais doentes.

Durante o processo de cozedura, o calor faz com que essas cadeias sejam quebradas, o que conduz à libertação do caroteno e consequente libertação da astaxantina. O camarão ganha, por isso, o tom rosa e apetitoso que lhe é característico.