Quem tem colesterol alto pode tomar caldo de osso?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ainda segundo a nutricionista, o caldo de ossos pode ser consumido por qualquer pessoa, sem restrições.

PARA QUEM O CALDO DE OSSOS É CONTRA-INDICADO
Como ele é mais salgadinho (leva sal grosso na sua composição), ele não deve ser consumido por quem tem insuficiência renal grave nem por quem tem pressão alta.

“O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.

O caldo contém ainda glicosaminoglicanos (GAGs), como a glucosamina, que comumente são tomados como suplementos para reduzir a inflamação e a dor nas articulações. E, por último, o fígado também faz bom uso da glicina encontrada no caldo de osso por orquestrar a remoção de toxinas do corpo.

A maioria dos especialistas recomenda o consumo de cerca de 200 ml de caldo de ossos uma ou duas vezes por dia. Isso pode incluir a proteína do caldo de ossos que você adiciona em receitas como sopas, vitaminas e assados, ou apenas o caldo que pode ser bebido.

50 kcal

Caldo de osso é um superalimento especial porque tem propriedades nutricionais únicas: é rico em colágeno, proteínas, minerais e vitaminas ao mesmo tempo que é 100% natural e minimamente calórico (menos de 50 kcal por porção no da WonderLev).

Modo de preparo
Colocar os ossos em uma panela, cobrir com água e adicionar o vinagre, deixando a mistura descansar por 1 hora. Levar ao fogo alto até ferver e retirar a espuma que se forma na superfície até que o caldo de osso fique claro. Pode demorar cerca de 20 a 30 minutos.

Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento. Além disso, as fibras alimentares do feijão auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, do diabetes e do colesterol.

Pé de frango faz mal pra quem tem colesterol alto e placas nas carótidas? O que piora o colesterol e as placas não só de carótidas como de coronárias é o consumo de gordura. Se o é de frango for feito frito, se tiver gordura, pode aumentar sim.

Alimentos ricos em purinas, como viscerais e carnes (incluindo a dobradinha e o mocotó) podem ser prejudiciais para quem tem ácido úrico elevado ou se está em crise. Mas além destes, outros alimentos também podem ser contra indicados dependendo do seu estado clínico.

Atualmente chamado de “ bone broth”, o caldo de osso pode ser uma forma natural e muito saudável de eliminar a gordura do fígado e emagrecer, já que tem alto teor de proteína, poucas calorias e grande capacidade de matar a fome e evitar exageros nas refeições.

Benefícios do tutano
Vale dizer ainda que o tutano é um alimento conhecido por fazer muito bem para as articulações do corpo humano. Pelo fato de a medula ser rica em colágeno, naturalmente, isso contribui para a boa saúde das articulações, sendo capaz, inclusive, de diminuir as dores no local.

Diariamente, um adulto saudável precisa consumir em torno de 9g de colágeno. Opções como carne vermelha, miúdos e clara de ovos estão entre os alimentos com maiores concentrações.

10 – Ponta de agulha: também conhecida como costela de minga, é a carne que reveste as últimas costelas do boi e pertence à categoria dos cortes com mais colágeno.