Que tipo de carne aumenta o colesterol?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas. Ao se preparar carnes, deve-se remover a gordura aparente e a pele (aves), pois a gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

A verdade é que ambas, carne vermelhas e carne branca, podem ser prejudiciais para o nosso corpo quando são consumidas em excesso. Isso ocorre porque esses alimentos são ricos em ácido graxo saturado, um elemento que aumenta o colesterol ruim (LDL).

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como “colesterol ruim”, também podem subir quando há uma ingestão excessiva da carne de músculo.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel. Leguminosas: Coco, Amendoim. Gorduras/óleos: banha de porco, bacon, manteiga, margarina, óleo de dendê, óleo de amendoim (gorduras hidrogenadas), maionese e frituras.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Já os mais gordurosos são:
Picanha. Acém. Alcatra. Cupim.

Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas.