Para que serve o tutano do osso do boi?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Consumo de tutano reduz inflamação e fortalece sistema imunológico. O tutano é conhecido também como uma importante fonte de gorduras saudáveis, tal qual o ácido linoléico conjugado, reconhecido como uma gordura capaz de ajudar a reduzir a inflamação e a fortalecer o sistema imunológico.

Há algum risco em consumir tutano de boi? Raramente o consumo do tutano pode trazer algum risco. No entanto, o ideal é consumir com moderação, já que o tutano de boi é bastante calórico e contém muitas gorduras. Por isso, em excesso, pode contribuir com o ganho de peso como qualquer outro alimento.

Quem não deseja comer o tutano de colher direto do osso pode usá-lo para enriquecer sopas, caldos e molhos.

10 – Ponta de agulha: também conhecida como costela de minga, é a carne que reveste as últimas costelas do boi e pertence à categoria dos cortes com mais colágeno.

8 receitas com tutano de boi para conhecer o sabor desse...

  1. Tutano na brasa. Ingredientes. ...
  2. Farofa de tutano. Relacionadas. ...
  3. Caldo de ossos. Ingredientes. ...
  4. Caldo de mocotó Publicidade. ...
  5. Ossobuco na pressão. Ingredientes. ...
  6. Ossobuco com vinho. Ingredientes. ...
  7. Hambúrguer de tutano. Ingredientes. ...
  8. Tutano com cogumelos. Ingredientes.

Benefícios do tutano
Apesar de ser um alimento calórico – fazendo com que tenhamos que consumi-lo com moderação -, o tutano oferece inúmeros benefícios à saúde. A grande quantidade de colágeno garante que o tutano seja ótimo para a saúde da pele.

R$ 6,99

R$ 6,99 /Kg.

NÃO CONFUNDA COM MOCOTÓ
À primeira vista, tutano e mocotó são a mesma coisa –massa que preenche os ossos dos animais. Mas não é simples assim. Segundo o "Pequeno Dicionário de Gastronomia", de Maria Lucia Gomensoro, o tutano está na perna; o mocotó, na pata, que tem cartilagem.

Por ser rico em colágeno, proteínas e carboidratos, o ingrediente restaura o cabelo e traz de volta o brilho e a maciez que perdemos no dia a dia, ao submetermos as madeixas às agressões, tais como: secador, chapinha, tintura etc.

O tutano e mocotó não são a mesma coisa. O primeiro é uma substância mole e gorda que existe no interior dos ossos. Já o mocotó é um prato que se prepara com as cartilagens e tendões das pernas de bois ou porcos. O tutano pode ser preparado no forno, grelha, frito ou desmanchado na elaboração de deliciosos cozidos.

É do tutano que são fornecidas gorduras boas, vitaminas A, D, E e K, que são poderosos antioxidantes, minerais como o zinco que beneficia o sistema nervoso central, também o cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio.