Quem tem gordura no fígado pode comer mandioca?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

Com certeza! As raízes e os tubérculos, como batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame e cará, podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada para redução da gordura do fígado, afinal, são alimentos de origem vegetal e não apresentam processamentos pela indústria.

Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.

Farinha do sorgo BRS 305, desenvolvido pela Embrapa, promoveu redução da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) em animais de laboratório. Produto também melhorou o metabolismo da glicose. Pesquisa foi conduzida em parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal de Viçosa.

Rico em glutationa, que beneficia diretamente o fígado, o tomate ainda traz diversos outros benefícios para o corpo, como as altas quantidades de licopeno – que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer.

Mandioca ajuda na redução do colesterol, na prevenção da hipertensão, de doenças cardíacas, ajuda a evitar a anemia, contribui para a perda de peso, melhora a saúde do intestino, faz bem para a visão e fortalece o sistema imunológico.

Açúcar e sal
A ingestão excessiva de sobremesas e de outros alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado. Isso porque o órgão converte os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena. Com isso, há um risco elevado de desenvolver uma doença hepática, como o fígado gorduroso.

Por outro lado, é fundamental ponderar e reduzir ao máximo o consumo dos alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares ou gorduras saturadas, como: doces e sobremesas, refrigerantes, sucos de caixinha ou de pó, pão de farinha branca, macarrão tradicional, margarina, salgadinhos de pacote, frituras em geral e fast food ...

Sugestão de dieta para gordura no fígado
Lanche: suco de maçã centrifugado e beba bastante água ao longo do dia; Almoço: arroz cozido e uma porção de vegetais crus ou cozidos, temperados apenas com azeite de oliva e limão; Lanche: uma fruta (mamão, laranja, abacaxi);

Não existe um tratamento específico para excesso de gordura no fígado. Em todos os casos, a recomendação é adequar a alimentação, fazer atividade física e não consumir bebida alcoólica. Isso é ainda mais importante quando há sobrepeso ou obesidade. “É recomendado que o paciente perca de 15% a 20% do peso.

Suco para eliminar a gordura do fígado existe? Sucos e vitaminas com alimentos ricos em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ajudar nos cuidados com o fígado, você pode optar pelo suco de beterraba, pelo suco de laranja ou por várias outras opções de suco.

Carnes brancas e ovos
O consumo adequado de proteínas é vital na dieta para gordura no fígado. No entanto, algumas fontes desse nutriente também são ricas em gordura saturada. Dessa forma, é melhorar priorizar as proteínas mais magras, como peito de frango, peixes e ovos.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

Vegetais: Os vegetais, claro, também são muito importantes para regular os níveis de gordura no fígado. Aqui entram opções como alface, tomate, cebola, abobrinha, rúcula, espinafre, berinjela, cenoura e agrião.

Vegetais
Por mais que batata e mandioca, por exemplo, sejam fontes de carboidratos, elas têm fibras que, como já falamos, ajudam a reduzir os triglicerídeos.

EVITE: Batata frita, mandioca frita, polenta frita sucrilhos com chocolate.