O que é a parte laranja do camarão?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O pigmento responsável é o mesmo que dá cor a cenouras e melancias. Mas fica oculto até o momento do preparo. A cor vermelho-alaranjada, que dá aos pratos preparados com esses frutos do mar um toque bem apetitoso, é resultado de um grupo de pigmentos conhecidos como carotenóides.

O pigmento vermelho armazenado presente no músculo ou na casca do camarão e que se acumula no tecido adiposo é adquirido pela ingestão das algas e dos organismos unicelulares pelos camarões do mar.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.

Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.

Aquela tripa preta presente no meio do camarão é uma víscera onde ficam retidas pequenas quantidades de areia (pequenas, mas que fazem mal para a saúde), uma alta concentração de cádmio e de chumbo, os quais também fazem muito mal para a saúde.

Seja qual for a forma, uma coisa é certa: tem que tirar fora a tripinha, aquele traço escuro que se vê ao longo do corpo do camarão. Essa é a parte mais delicada da limpeza, já que o trato intestinal fica dentro da carne. Aqui no Pitadas a gente vai ensinar duas técnicas: com o palito e com a faca (veja aqui).

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que justamente a cabeça , a casca e a cauda do camarão – as que costumam ir direto para a lata do lixo – são as mais ricas em proteína, ácidos graxos e ômega 3, nutrientes importantes para preservar o coração e dar um “plus” no sistema ...

No caso do camarão cinza, o processo é similar, mas é possível retirar as tripas até com um palito de dente. E não se deixe enganar: nenhum camarão tem tripas na parte inferior! Trata-se de um nervo de locomoção que não precisa ser retirado no processo de limpeza.

Aqui, o camarão de tamanho médio deve ter sua cabeça puxada e descartada. Em seguida, a casca é quebrada nas costas e retirada por inteiro, com as “perninhas”. O rabo também é puxado e dispensado. Com um palito, você vai puxar o intestino da parte superior e também inferior do fruto do mar.

Faz mal comer a casca? Sabendo limpar o camarão, zero problemas em consumir a casca. Inclusive, basta temperar bem para que se tornem num petisco crocante e saboroso.