O que é o estudo da Geografia?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 3 votos

O que é GEOGRAFIA? Do relevo, clima e vegetação ao estudo de populações, a GEOGRAFIA estuda o espaço territorial como um todo. Disciplina abrangente, a GEOGRAFIA preocupa-se com as modificações sociais e físicas das regiões, pois considera tanto as transformações da natureza quanto do homem no ambiente e nas paisagens.

A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.

Os objetivos e utilidades da Geografia
Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade. Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais.

Geografia Física: Responsável pelo estudo dos relevos, rios e vegetação do planeta. Geografia Humana: A principal questão dessa área é o estudo da população, com assuntos como o crescimento demográfico, alfabetização e migração. Geografia Política: Estudo das relações políticas e conflitos entre nações.

Objetivos de estudo da geografia
A Geografia tem como objetivos essenciais: 1. Localizar, descrever e interpretar as paisagens; 2. Explicar as inter-relações entre os fenómenos, físicos e humanos, com vista a uma correta interpretação dos modos de organização do espaço; 3.

A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.

Feita matéria escolar, a Geografia contribui para o educando situar-se no mundo, compreender a organização desse espaço e identificar os tipos de intervenção que a sociedade executa na natureza, com vistas a buscar explicações sobre a localização e a relação entre os fenômenos geográficos.

Na atualidade, vêm sendo utilizados na Geografia os seguintes métodos científicos: hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético.

A geografia da população permite, com efeito, por em evidência o modo como os fatores técnicos e os fatores ecológicos interferem: refere a existência de escalões caracterizados por certos regimes demográficos e por uma certa capacidade de dominar o ambiente.

O estudo da Geografia é importante pelas seguintes razões: Conhecimento sobre as características físicas do Planeta Terra; Leitura correta de mapas; Aprendizado sobre a orientação geográfica (Norte, Sul, Leste e Oeste).

Em termos geográficos (nos mapas, por exemplo), entende-se por área toda e qualquer projeção de uma parte (um país, um continente, um oceano, etc.) da superfície terrestre, desde que seja num plano horizontal.

Alexander von Humboldt

Alexander von Humboldt. O pai da Geografia moderna é o alemão Alexander von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.

O geógrafo trabalha com as questões que envolvem a ocupação natural e humana no espaço físico do planeta. Seu trabalho envolve a criação de mapas (cartografia), estatísticas populacionais, planejamento do ambiente urbano e da circulação humana entre os ambientes das cidades e do campo.

Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra. Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

A Geografia, leva os discentes à reflexão sobre o espaço em que vivem, sendo muito importante entender de que forma ele atua na sociedade, de que forma o indivíduou pode-se tornar um ser crítico, ou seja que os estudantes ou qualquer pessoa possa questionar sobre o espaço.

A Geografia contribui na formação do aluno, no momento em que ele compreende a realidade do espaço geográfico, espaço este que é (re)construído, refletindo sobre a natureza, a dinâmica social e a relação entre o homem e a natureza.