Qual é o conceito de paisagem natural?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

Paisagem natural é um ambiente composto pelos elementos da natureza e que não sofreu intervenção humana, mantendo conservadas suas características típicas.

Paisagem natural é uma área inalterada ou que sofreu pouca interferência antrópica. Ela pode ser estática, como as montanhas, ou dinâmica, como as florestas. A paisagem natural apresenta elementos essencialmente naturais.

A paisagem cultural é entendida, assim, sempre como conjunto espacial composto de elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais, formas estas que se vinculam a conteúdos e significados dados socialmente.

Paisagem é uma categoria de análise da Geografia. Pode ser definida como a fração do espaço geográfico que nós conseguimos apreender a partir dos nossos sentidos.

A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana. Já a paisagem cultural, como vimos, pode conter ambas as classes de elementos, ou seja, naturais e criados ou transformados pelo ser humano.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

Paisagem social: Termo que tem ganhado popularidade em sociologia, geografia, estudos de mídia e marketing, definido como “caracterização de pessoas, estrutura organizacional social e relações sociais na terra” (FIELD et al ., 2003) .

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.

Os elementos naturais são aqueles que foram criados pela ação da natureza, como as árvores, os rios e as nuvens. Já os elementos culturais são aqueles construídos pelo ser humano. Podemos citar, como exemplo, as casas, prédios, rodovias e plantações.