O que é necrose de gordura?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

A necrose gordurosa da mama é um processo de desintegração de células adiposas, acompanhado de uma reação granulomatosa de intensidade variável. E decorrente do reconhecimento de lipídios extravasados do citoplasma de adipócitos como substâncias estranhas ao meio extracelular.

Necrose gordurosa: acomete tecidos gordurosos, como, por exemplo, pâncreas e tecido mamário ou pode ser resultado de uma pancreatite. Necrose de coagulação: resulta da exposição a toxinas bacterianas ou agente químico.

O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia e tratamento hormonal.

Resumo. A gordura epicárdica (GE) é um depósito de gordura visceral, localizado entre o coração e o pericárdio, que compartilha muitas das propriedades fisiopatológicas dos demais depósitos de gordura visceral, mas com potenciais efeitos locais diretos no processo inflamatório e aterosclerótico coronariano.

A esteatonecrose é uma complicação que ocorre com alguma frequência nas cirurgias mamárias, principalmente nas reconstruções mamárias, nas cirurgias conservadoras ou TRAM, caracterizando-se, inicialmente, por endurecimento de uma região, que evolui para uma nodulação de tamanhos variados, em qualquer região mamária, ...

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Necrose gordurosa: Esse é um tipo especial de necrose que ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases. É encontrada principalmente em casos de pancreatite aguda e na necrose gordurosa da glândula mamária.

que se caracterizam pela morte da pele e tecidos infectados (necrose). A pele infectada fica vermelha, quente ao toque e, às vezes, inchada, e bolhas de gás podem se formar sob a pele. A pessoa geralmente sente dor intensa, muito mal-estar e febre alta.

Necrose: entendendo o problema

  1. Mudança de coloração. Trata-se da característica mais evidente do processo de necrose. ...
  2. Autólise. Processo que ocorre imediatamente após a interrupção do fluxo de sangue e inclui alterações nucleares, grande parte delas visíveis ao microscópio. ...
  3. Caseosa. ...
  4. Coagulação. ...
  5. Gordurosa. ...
  6. Liquefação.

A necrose pode ocorrer por conta de agentes físicos como ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação; agentes químicos, como tóxicos, drogas, álcool, etc. e agentes biológicos, como infecções virais, bacterianas, micóticas, parasitárias ou insuficiência circulatória.