O que pode ser o mau cheiro nas partes íntimas?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Por exemplo, secreção vaginal acinzentada e mal odor são alguns dos sintomas da vaginose bacteriana1. Outra infecção que pode provocar mal cheiro é a tricomoníase, que causa corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado e mau cheiro, geralmente lembrando o de peixe.

Procurar tratamento médico ginecológico quando houver mau odor acompanhado de corrimento vaginal; 7. Utilizar, quando indicado, acidificantes vaginais fisiológicos para prevenir o crescimento de bactérias anaeróbias que produzem substâncias voláteis com mau odor e manter o equilíbrio do ecossistema vaginal.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.

Gino-Canesten® Balance é tão eficaz quanto antibióticos²

1 – Chá de goiabeira
As folhas de goiabeira apresentam propriedades antibacterianas. Mas o chá que você vai preparar com essas folhas não é para beber, mas sim para fazer o milenar banho de assento. Após ferver as folhas, despeje o chá em uma bacia limpa e espere ele ficar morno ou em uma temperatura suportável.

Banho de assento com bicarbonato de sódio Para fazer esse banho de assento, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água filtrada e permaneça na bacia de 15 a 30 minutos.

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

Além de auxiliar no tratamento da candidíase e melhorar os sintomas, como coceira, o banho de assento com bicarbonato ajuda a reduzir as chances de infecção, suaviza a pele e ainda aumenta a circulação sanguínea na área, o que beneficia a cicatrização.

É importante dedicar atenção à lavagem de calcinhas. “De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia.

Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.

As mãos devem estar limpas, mas sem ter passado pelo sabão. Outro teste simples é lamber o próprio braço e cheirar a região após 10 segundos. Se o odor é ruim, sinal de que você está com mau hálito.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Medicamentos antifúngicos, tais como cremes, supositórios vaginais ou medicamentos orais, são um tratamento eficaz. Estar grávida ou ter diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de ter candidíase vaginal.