Quando acaba o muco acaba o período fértil?

Perguntado por: areis . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quanto tempo dura o muco com aspecto de clara de ovo? O muco cervical do período fértil geralmente dura cerca de 4 dias. Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil.

Ao identificar três dias antes e três depois, é possível concluir que o período fértil acontece no período dos dias 11 até 17 de outubro (11,12,13,14,15,16 e 17). É importante lembrar que algumas mulheres podem ter um ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que podem variar a cada mês.

Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro. À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).

Sintomas e Incômodos do Período Fértil
O período fértil também traz algo que não é comum no restante do ciclo: a umidade vaginal. Muitas mulheres não veem o muco de fato, mas se sentem úmidas quando estão no período fértil.

O muco fica elástico o suficiente para ser erguido entre um dedo e outro e não quebrar como o muco antecessor clara de ovo.

Mesmo que a mulher mantenha relações sexuais sem preservativo, ela não engravida se não houver um óvulo para ser fecundado. E esse óvulo só é liberado dentro daqueles 5 dias citados. Então, é praticamente impossível engravidar fora do período fértil porque não ocorre ovulação.

O muco fértil é transparente, elástico, escorregadio e fluido, semelhante à clara de ovo. Ao término da menstruação, pode começar uma fase seca ou com secreção igual e contínua na aparência e na sensação que dura, em geral, dois, três, ou mais dias.

Depois do período fértil, a secreção começa a ficar mais espessa, indo para tons amarelados ou esbranquiçados. Essa densidade do muco é justamente para dificultar a condução dos espermatozoides e criar uma barreira contra eles. Isso acontece uns dez dias depois do início da ovulação e um pouco antes da menstruação.

Ter muco cervical de clara de ovo suficiente durante o período fértil permite chances habituais de gravidez, ao mesmo tempo que a percepção dele possibilita a indicação dos dias mais férteis. A melhor maneira de identificar alterações é coletar e observar uma amostra de muco diariamente.

Logo após a ovulação os níveis de estrogênio caem levemente e, então, a progesterona (e o estrogênio) começam a subir. Se não houver sinal hormonal de uma gravidez, eles começam a cair novamente no meio da fase lútea, eventualmente desencadeando a menstruação.

Após a ovulação e o fim do período fértil, a produção do muco cervical pode diminuir. Ele fica mais pegajoso e passa a ter mais água em sua composição do que antes da ovulação. Em alguns casos, o muco cervical pode desaparecer por completo.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.