O que é modelo de gestão horizontal?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
/ 5 8 votos

A gestão horizontal é o modelo em que todos os membros da equipe participam da tomada de decisões. Todos têm voz ativa e suas opiniões são consideradas igualmente. Isso não quer dizer que as lideranças deixam de existir e todos se tornam gestores ou CEOs.

O modelo horizontal é uma das formas de constituir a estrutura organizacional de uma empresa. Neste modelo, a clássica estrutura de hierarquias, empregada na maioria das empresas, dá lugar a um sistema horizontal, no qual os colaboradores possuem maior autonomia para tomar decisões.

Características de uma organização horizontal
Ela se concentra no planejamento conjunto e na tomada de decisões. Tem poucos gerentes e dá mais autonomia aos trabalhadores. É uma estrutura que capacita gerentes, dando-lhes autonomia e permitindo que tomem decisões importantes sem necessidade de pedir autorização.

Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões. Neste modelo, grandes grupos de funcionários relatam a apenas um gerente. É um sistema mais informal, bastante comum em empresas menores.

Como funciona na prática
Em linhas gerais, entende-se que as empresas com gestão horizontal conferem mais autonomia para os colaboradores tomarem decisões, tendo como exemplo a liberdade para propor soluções e ter horário flexível na jornada de trabalho.

Quando uma empresa internaliza a fabricação de seus produtos e processos, dizemos que ela está verticalizando os sistemas. Em contrapartida, quando a empresa tem uma estratégia de terceirização, a estratégia é horizontal”, explica.

A liderança horizontal é um modelo de gestão em que as decisões são tomadas de forma descentralizada. Ou seja, o líder incentiva a participação dos colaboradores no planejamento de projetos e ações, deixando de lado aquele modelo predominantemente hierárquico.

Existem várias vantagens diferentes que as integrações horizontais podem ter em uma empresa. As vantagens da integração horizontal incluem:

  • Economias de escala.
  • Maior diferenciação.
  • Maior poder de mercado.
  • Acesso a novos mercados.
  • Competição reduzida.

Resposta: Ela vem dehorizonte, que vem do Grego HORÍZEIN, “delimitar, separar, dividir”.

Apesar de serem poucas as desvantagens da horizontalização, vale saber que com esse modelo de produção sua empresa terá:

  • Maior dependência de terceiros;
  • Menor controle da tecnologia;
  • Aumento da carga de trabalho em equipes como de Procurement, que terá que procurar novos fornecedores com frequência.

A gestão horizontal é um formato de estrutura organizacional menos hierárquico, nela os funcionários têm mais autonomia na tomada de decisões importantes para a empresa. Pois, as decisões em uma estrutura horizontal são tomadas em conjunto, com ampla participação dos colaboradores em todos os momentos.

A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. Pela sua tendência de criar departamentos, é mais conhecida como departamentalização.

Na gestão horizontal, pouco importa a posição que o colaborador ocupa no organograma da empresa. Todos são convidados a participar dos processos de decisão e passam a ter maior controle e autonomia sobre seus fluxos de trabalho.