Quais as desvantagens de uma estrutura organizacional horizontal?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A principal desvantagem da gestão horizontal está relacionada ao fato de que os colaboradores podem se sentir perdidos em relação ao cumprimento de tarefas, por isso esse modelo deve ser bem alinhado.

Desvantagens: Maior dificuldade para comunicação interdepartamental, possibilidade de sobreposição de lideranças e confusões, estabelecimento de prioridades mais complexas. Possibilidade de individualismo entre as áreas, falta de visão sistêmica. Além disso, há um nível de hierarquia mais rígida.

As desvantagens é que tem uma tendência de ser burocrática e menor participação dos colaboradores na melhoria da empresa e colaboração entre eles. Outra desvantagens da organização linear é que ela exagera na função de chefia e de comando, pois a autoridade é baseada no comando único e direto.

Vantagens e desvantagens da gestão vertical

  • Vantagens: são melhores em designar tarefas aos funcionários e departamentos, pois cada um tem responsabilidades bem definidas;
  • Desvantagens: são dependentes de ter um líder forte no topo.

Desvantagens de uma estrutura organizacional funcional

  • Pode dificultar a colaboração entre funcionários de departamentos diferentes, já que a empresa é estruturada de forma bem compartimentalizada.
  • A estrutura mais rígida e dividida não acomoda bem empresas menores ou com estruturas dinâmicas.

A complexidade de uma organização matricial pode ser uma desvantagem porque as equipes podem ter dificuldade em saber a quem e quando responder. Embora a intenção da matriz seja beneficiar as equipes, ela pode complicar os projetos e atrapalhar o processo geral.

Estrutura Matricial: vantagens e desvantagens

  • Maior produtividade. ...
  • Maior agilidade. ...
  • Maior flexibilidade. ...
  • Maior engajamento. ...
  • Maior controle nos resultados. ...
  • Fortalece a interação entre os setores. ...
  • Ideias conflitantes. ...
  • Falta de clareza na hierarquia.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

O organograma horizontal é a forma representativa do funcionamento de uma empresa ou companhia, algumas de suas características são o foco em projetos prioritários e ambiente informal que estimula a motivação e a criatividade. E, para montar um modelo funcional para o seu negócio é bem simples!

A estrutura organizacional formal pode ser representada por meio de um organograma, que ilustra a hierarquia e as relações entre as diferentes unidades e membros da organização. Ela pode ser eficaz na promoção da eficiência, coordenação e comunicação. No entanto, também pode limitar a flexibilidade e a inovação.

A gestão horizontal é um modelo organizacional em que empresas estruturam seus processos com base em decisões de grupo. Já a gestão vertical é caracterizada pela figura de um chefe que centraliza o poder de decidir, sem levar em consideração a opinião ou necessidades dos demais colaboradores de sua equipe.

A gestão horizontal é uma abordagem que aposta em uma estrutura menos rígida de organização. Essa forma de gerir pessoas dá mais autonomia para os colaboradores na tomada de decisão e também maior responsabilidade. As decisões são tomadas em conjunto pelos integrantes da equipe.

Entre as principais desvantagens do modelo vertical está a existência de mais burocracia para as tomadas de decisões. Isso acontece porque um grupo menor de pessoas deve reportar suas demandas do trabalho a um líder e, por sua vez, esse líder precisa reportá-las a outro líder e assim por diante.

Já a horizontalização da estrutura pode beneficiar bastante as empresas que querem reduzir a burocracia e agilizar seus processos. Não é à toa que as empresas mais modernas, que buscam ser cada vez mais ágeis em suas práticas e decisões, têm optado por esse modelo de estrutura organizacional.

As vantagens da estrutura da organização linear é a definição com clareza sobre as responsabilidades e deveres da empresa, o que implica diretamente no processo de agilização na tomada de decisões – evitando possíveis ambiguidades.

Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns. Nela, os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. Sua vantagem é tirar o maior proveito das especialidades. A desvantagem é inibir uma visão holística dos processos de produtos finais.