O que é ser curador digital?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Em resumo, curadoria digital é o ato de encontrar e selecionar, agrupar e contextualizar, preservar, manter, arquivar e compartilhar conteúdo digital.

O “curador de conteúdo digital” é o responsável em cuidar para que os conteúdos sobre a marca que foram, ou serão compartilhados (pela marca ou o que terceiros postarem) estejam alinhados aos seus valores e objetivos e que sejam interessantes para os usuários e seguidores da marca, nas mídias sociais.

A curadoria digital envolve manter, preservar e agregar valor aos dados de pesquisa digital ao longo de seu ciclo de vida. A gestão ativa dos dados da pesquisa reduz as ameaças ao seu valor de pesquisa a longo prazo e mitiga o risco de obsolescência digital.

O modelo do DCC classifica as ações em três tipos: ações para todo o ciclo de vida; ações sequenciais e ações ocasionais. As ações para todo o ciclo de vida são assim chamadas por compreenderem atividades que permeiam todo o ciclo de vida da curadoria digital.

É a modalidade que visa alimentar redes sociais e blogs com informações rápidas, suprindo a demanda de uma estratégia voltada à instantaneidade. Esse tipo de curadoria é mais comum em mídias como o Twitter, que valoriza os assuntos mais comentados em determinado momento.

O que é curadoria digital? Em resumo, curadoria digital é o ato de encontrar e selecionar, agrupar e contextualizar, preservar, manter, arquivar e compartilhar conteúdo digital.

De um modo geral, os curadores são responsáveis pela concepção, planejamento e execução de uma exibição, cabe a eles pesquisar itens, negociar preços, manter os catálogos atualizados e as informações organizadas, montar a programação cultural, desenvolver novas coleções e assegurar a preservação das obras.

Mas afinal, o que é curadoria? Em termos gerais, fazer uma curadoria significa selecionar, organizar e apresentar conteúdos de forma estratégica e criativa. Na arte, por exemplo, o curador é responsável por escolher as obras que farão parte de uma exposição e definir a maneira como elas serão apresentadas ao público.

Para que serve uma curadoria digital?

  • indicar o quanto uma nova aquisição ou dispositivo pode trazer de crescimento para a organização;
  • determinar o quão escalável essa ferramenta pode ser;
  • determinar se ela é compatível com os demais sistemas já utilizados na empresa.

Na prática curatorial somam-se as funções de educador artista, critico, jornalista, diretor, produtor etc etc. Querer que essas atividades funcionem de forma autônoma, dissociadas, é voltar ao universo das especificidades, o que não é próprio de nosso tempo.

Curadoria é um cargo exercido por um curador, ou seja, uma pessoa responsável por organizar e administrar os bens de um menor emancipado ou de alguém que esteja ausente de suas obrigações.

Conheça as melhores ferramentas para uma boa curadoria de conteúdo:

  1. Redes sociais. ...
  2. BuzzSumo – filtre o conteúdo por relevância. ...
  3. Social Mention – calibre as suas pesquisas por conteúdo. ...
  4. Pocket – armazene o conteúdo descoberto. ...
  5. Feedly – encontre e organize RSS.

A responsabilidade pelo pagamento de honorários de curador especial é do autor da demanda, que é o interessado na resolução da lide. Em caso que o autor é beneficiário da justiça gratuita, incumbe ao Estado o pagamento dos honorários.

Quais são os 5 tipos de curadoria de conteúdo?

  • Agregação. A agregação é o tipo de curadoria de conteúdo que tem base no ato de reunir as informações mais relevantes sobre um tópico específico em um único local.
  • Destilação. ...
  • Elevação. ...
  • Mashup. ...
  • Cronologia.

É comum que os profissionais da área tenham formação em história , filosofia, arte visuais, literatura ou outras áreas de Humanas. Ou seja, você não precisa fazer um curso específico para se tornar curador de arte, mas precisa de certas habilidades e competências.