Quais os impactos do estigma social para sociedade?

Perguntado por: alima . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O estigma está associado a condições de saúde que aumentam a carga de doenças em países em desenvolvimento, incluindo as principais, HIV/AIDS, e transtornos mentais, que serão objeto de capítulos deste trabalho.

Consequências do Estigma:
Exclusão social. Dificuldade em encontrar trabalho ou habitação. Prejudicado bem-estar mental e físico. Medo e hesitação em procurar ajuda ou tratamento (por exemplo, para condições de saúde)

Conforme já sinalizado, entre os principais efeitos do estigma, são destacados o papel nas dificuldades de acesso e manutenção do emprego, à educação e mesmo no acesso à saúde, prejudicando o restabelecimento (recovery) e reduzindo assim a autoestima e o acesso à vida social (RUSCH, et al, 2009; KARID, et al, 2010).

Na identidade social estigmatizada são destruídos os atributos reais do indivíduo e ignoradas suas potencialidades e capacidades. O estigma exerce poder de controle das ações do indivíduo e reafirma a deterioração da sua identidade social.

Estigma significa, literalmente, uma marca em alguém ou em um grupo de pessoas. As pessoas estigmatizadas são encaradas de forma negativa pelas demais e freqüentemente são discriminadas. Por exemplo, pode lhes ser negado o direito ao trabalho, à educação, moradia ou serviços de saúde.

Medo, incompreensão e preconceitos contribuem para o estigma, a exclusão social e a discriminação que ocorrem em torno de pessoas que vivem com condições de saúde mental.

Importante destacar que Goffman distingue três diferentes tipos de estigmas: as abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade, crenças falsas, etc); estigmas tribais de raça, nação e religião.

Há casos em que as outras pessoas não estigmatizam o indivíduo, mas o indivíduo estigmatiza a si mesmo, incorporando, assim, este processo em seu autoconceito. Uma das formas de se observar o efeito do estigma para aquele que é estigmatizado diante do seu autoconceito é através de sua autoestima.

Dessa maneira, o estigma atua como um reforço de ações negativas que podem prejudicar o outro, através de um julgamento social de uma ação que pode colaborar para a ação de um ato criminoso.

O fenômeno atual de exigência de padrões de beleza, sucessos financeiros e/ou acadêmicos e excesso de produtividade nas redes sociais, além da precariedade de Centros de Apoio Psicossociais nas cidades brasileiras. D1: O contexto atual é um dos principais motivos para o preconceito sobre doenças mentais.

No estudos da sociologia, o conceito de estigma social está relacionado com as características particulares de um grupo ou indivíduo que seguem o oposto das normais culturais tradicionais de uma sociedade. Ou seja, tudo o que não é considerado um padrão cultural social é tido como um estigma para aquela sociedade.

Lidar com o estigma requer conscientização e educação. A sociedade precisa entender que os problemas de saúde mental são condições reais, com causas biológicas, psicológicas e ambientais, e que podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, raça ou status social.

Neste sentido, o preconceito é um juízo preconcebido, manifestado através de uma atitude de discriminação perante pessoas, lugares ou tradições. É indicador de desconhecimento e atribui uma conotação pejorativa ao que lhe é diferente (3). O estigma afeta de diferentes formas a pessoa ou grupo sobre o qual recai.

Se quiser saber mais sobre nossos treinamentos e como podemos ajuda-los neste assunto entre em contato.

  • 2 - Barreiras de comunicação.
  • 3 - Barreiras físicas.
  • 4 - Barreiras da política.
  • 5 - Barreiras programáticas.
  • 6 - Barreiras Sociais.

O estigma pode ser entendido como algo negativo que acontece em diversas situações da nossa vida e que afeta diretamente alguns grupos que não correspondem a um determinado padrão imposto pela sociedade.