Onde São Francisco recebeu os estigmas?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Monte Alverne

Os estigmas são as feridas de Jesus. São Francisco as recebeu no Monte Alverne. Os biógrafos dizem que ao aproximar-se da festa da Exaltação da Cruz, na noite entre 13 e 14 de setembro.

Apesar de todos os esforços para afastar as curiosidades indiscretas, o Santo não conseguiu esconder inteiramente os estigmas. O seu prestígio, já tão grande, aumentou ainda mais: a sua vida terminava numa espécie de apoteose. O Serafim que imprimira no seu corpo as chagas de Cristo, também as enterrara no seu coração.

Santos como São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia, São Pio de Pietrelcina e Santa Gemma Galgani foram alguns dos que receberam, em vida, os estigmas de Cristo.

Algum tempo antes de sua morte, nosso irmão e pai apareceu crucificado, trazendo gravadas em seu corpo as cinco chagas, que são verdadeiramente os estigmas de Cristo. Suas mãos e seus pés estavam traspassa- dos, apresentando uma ferida como de prego, em ambos os lados, e havia cicatrizes da cor escura dos pregos.

Desde uma malária adquirida na juventude até uma cegueira que o impedia de vislumbrar a beleza da criação. Sim, na história deste santo, se relata que, em 1219, em meio às Cruzadas, Francisco foi ao Oriente pregar o Evangelho e, nessa viagem, adquiriu uma doença nos olhos que o levou à cegueira.

Em 1224, no Monte Alverne, Francisco recebe os estigmas da paixão do Senhor. A impressão das chagas, em seu corpo, não foi senão a coroação de toda uma vida. Desde o início de sua conversão, ele se deslumbrava ao contemplar o Cristo de São Damião, tão humano, tão despojado, tão pobre e crucificado.

São Francisco foi e sempre será um carimbo de Deus ao receber os santos estigmas do próprio Cristo Pobre e Crucificado, tornando-se assim, o primeiro estigmatizado na história do cristianismo oficialmente reconhecido pela Igreja.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

As feridas nos pés, mãos, testa e lados do corpo são famosas por serem sobrenaturais: elas transpiram de acordo com o ciclo litúrgico da Paixão de Cristo para cicatrizarem instantaneamente ou então persistirem, na ausência de supuração e de putrefação.

Aqueles que são estigmatizados frequentemente enfrentam: Discriminação. Exclusão social. Dificuldade em encontrar trabalho ou habitação.

Foi batizado com o nome de Francisco das Chagas (em honra a São Francisco de Assis, conhecido também como São Francisco das Chagas), na Freguesia de Sam José, hoje Igreja de São José, na Rua 1º de Março, no Rio de Janeiro.

Ele lhe contou que morava no Maranhão desde 1994. Mas antes, entre 1977 e 1994, residiu em uma cidade no Pará: Altamira.

São Francisco de Assis ficou conhecido também ficou conhecido como São Francisco das Chagas por conta de uma experiência divina no Monte Alverne, na Itália, em setembro de 1224.

São Francisco nasceu em 1181/1182, em Assis, na Itália, foi batizado com o nome de João, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Pedro de Bernardone era comerciante e viajava muito à França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.