O que é membrana plasmatica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 14 votos

A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

A membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio extracelular. A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.

A membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, é a estrutura que envolve e delimita todo o conteúdo celular. Estabelece fronteira entre o meio celular interno (parte intracelular) com o meio externo (parte extracelular). Também serve de canal seletivo para a entrada e saída de substâncias na célula.

A função da membrana plasmática é como uma fronteira de um país: ela seleciona quem entra na célula e quem sai. Existem elementos que precisamos permitir que entrem como glicose, por exemplo. Existem outros que a membrana deve bloquear de todo modo, como os vírus, por exemplo.

A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.

A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares, sendo encontrada, assim, tanto em células procarióticas, quanto em células eucarióticas. Ela desempenha várias funções essenciais para a manutenção dessas estruturas.

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas.

A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula. Ouça o texto abaixo em aúdio! A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.

Propriedades funcionais da membrana plasmática estão associadas a seu componente protéico. A maior parte das propriedades funcionais da membrana plasmática, como atividades enzimáticas, recepção de sinais e transporte específico de íons e de uma variada classe de moléculas, é devida a seu componente protéico.

Essa membrana é de natureza semipermeável, sendo responsável por transportar e selecionar moléculas que entram e saem da célula. Ela possui como uma das funções, o isolamento do ambiente ao redor, tem cerca de 5 nanômetros (nm) de espessura, e delimita espaço celular interno.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

Sua função principal é garantir a produção adequada de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas para a célula. Além das estruturas descritas, o núcleo é formado pelo nucleoplasma, também chamado de cariolinfa, que é uma solução aquosa onde estão imersos os nucléolos e a cromatina.

Antígenos e enzimas são proteínas que ocupam a membrana plasmática. Já os fosfolipídios e o colesterol são lipídios que fazem parte da sua composição. Portanto, o único componente das alternativas que não faz parte da membrana plasmática é o citosol.

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:

  • Difusão simples. ...
  • Osmose. ...
  • Difusão facilitada. ...
  • Transporte ativo.

Modelos de estrutura da membrana plasmática
Nageli e Cramer, em 1885, descobriram que as células possuem uma membrana que as envolve.

A membrana plasmática ou membrana celular é uma categoria de organela celular. Trata-se de um envoltório fino, poroso e microscópico. Ela reveste por fora as células dos seres procariontes (bactérias) e os eucariontes (animais, vegetais, fungos e protozoários).