O que é nódulo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que é nódulo? Nódulo é um termo genérico usado pelos médicos. Ele se refere a qualquer lesão sólida, com mais de um centímetro de diâmetro, e cujo surgimento está ligado a diversos fatores. Uma simples picada de mosquito, por vezes, pode originá-lo.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e podem surgir em qualquer camada da pele. O nódulo também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos.

Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

“Um nódulo, quando ele é maligno, ele já nasce como maligno. Nenhum nódulo benigno ou cisto vira câncer. Já os cistos podem surgir dos 20 aos 50 anos, e não precisa se preocupar, ele não vira câncer, não causa preocupação, é apenas acompanhamento”, completa.

Um nódulo benigno será sempre benigno. Tumores benignos serão benignos por toda a vida, um tumor benigno não “vira” ou não se torna maligno. O nódulo que é câncer, se inicia em uma célula que sofre uma mutação em um gen, e cresce como um tumor maligno a partir daí.

Apesar de não necessariamente representar a presença de um câncer de mama, o nódulo não é uma manifestação normal. Isso quer dizer que é bom manter-se atenta e saber como agir caso encontre algo durante o autoexame.

No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Já os nódulos de maior tamanho tem maior probabilidade de ocasionarem alguns sintomas, como:

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

O tratamento do nódulo na mama depende do tipo de nódulo, os nódulos benignos pequenos com o tempo podem crescer, diminuir de tamanho ou inclusive desaparecer, sendo necessário o acompanhamento médico sem nenhuma intervenção, quando o crescimento é igual ou maior a 5 cm são considerados fibroadenomas gigantes que podem ...

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.