O que é Osteopatia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Osteopatia é uma prática de medicina complementares e integrativas que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação das articulações e dos tecidos moles. Osteopatas alegam que esses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho.

A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo. “Na osteopatia, enxergamos o corpo como uma coisa inteira, não o separamos em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc”, explica a osteopata Diane Fernandes.

Sendo assim, a osteopatia também trata problemas como hérnias de hiato, ptoses viscerais (afrouxamento dos ligamentos), doenças respiratórias (asma brônquica, pneumonia), queda da imunidade, enfim, uma série de outras patologias sistêmicas.

Ambas as especialidades são complementares. Enquanto no tratamento específico da dor e correcção postural sugerimos a osteopatia, a fisioterapia é a especialidade recomendada após uma lesão ou cirurgia.

Durante a terapia, com a aplicação de técnicas manuais, com massagens, por exemplo, o fisioterapeuta osteopata pode fazer movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

Sessão de Osteopatia (valor unitário): R$ 120,00.

A osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.

Normalmente, as sessões são de 60 minutos, verificam-se resultados logo na primeira sessão mas em média podem ser necessárias 5 sessões para melhores resultados. No entanto, quanto mais crónica é a lesão, mais tempo pode demorar para concluir o tratamento. Na Fisioterapia Oeiras pode fazer o seu tratamento osteopático.

Conceito: a quiropraxia tem como foco a coluna vertebral e o sistema nervoso central. Enquanto a osteopatia leva em consideração toda a estrutura corporal e os pontos que estão gerando as dores.

O médico osteopata é o profissional com formação em medicina tradicional, mas que também pratica o diagnóstico e o tratamento da medicina osteopática. O profissional osteopata, por sua vez, é o profissional que atingiu a formação acadêmica e profissional em seu país para praticar o diagnóstico e tratamento osteopático.

A osteopatia pode atuar em casos de infertilidade, dores de cabeça, casos de gastrite ou outros sintomas abdominais, problemas respiratórios, bronquite e asma. Também atua no mundo dos esportes, oferecendo tratamentos complementares.

Massoterapeuta trabalha exclusivamente com técnicas de massagem para relaxamento muscular. Osteopata trabalha, além das técnicas estruturais, com técnicas cranianas e viscerais.