O que é mialgia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que é mialgia? Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.

Mialgia é uma queixa comum na prática clínica e engloba um amplo espectro de doenças variando de quadros autolimitados sem maiores conseqüências (por exemplo, miopatia causada por vírus influenza), passando por doenças crônicas que afetam a qualidade de vida se não reconhecidas e tratadas adequadamente (fibromialgia), ...

Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor. Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono.

Geralmente, afetam um pequeno número de músculos por vez. A intensidade da dor pode variar muito, indo de um leve desconforto até uma dor intensa e incapacitante. Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos.

A mialgia pode ser descrita como dores musculares e dores associadas aos ligamentos, tendões e tecidos moles que conectam ossos, órgãos e músculos.

No entanto, a mialgia pode ser um sintoma indicador de doenças graves, dentre elas: Tendinite. Osteoartrite. Fibromialgia.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

O que é bom para dor muscular?

  1. Evitar esforço físico. Não há nada pior para a dor muscular do que continuar forçando a área.³ ...
  2. Aplicar compressas de gelo. No caso de lesões, as compressas de gelo estão entre as melhores dicas para dor muscular. ...
  3. Alongar o corpo. ...
  4. Massagear a área dolorida. ...
  5. Tomar um relaxante muscular.

Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental.