O que é quimioterapia?
O termo quimioterapia refere-se ao tratamento de doenças por substâncias químicas que afetam o funcionamento celular. Popularmente, o termo refere-se à quimioterapia antineoplásica, um dos tratamentos do câncer onde são utilizadas drogas antineoplásicas.
O que é a quimioterapia como é feita
Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.
Como fica a pessoa que faz quimioterapia
Enjoo, vômitos e tonturas:
Essas reações da quimioterapia também são esperadas, sendo muito retratadas em filmes, novelas e literaturas sobre o assunto. Nesses casos as recomendações são: Para lidar com enjoos deve-se comer em pequenas quantidades e com mais frequência.
O que acontece quando a pessoa faz quimioterapia
É possível que você perceba uma sensação de desconforto conforme a aplicação seja iniciada, como ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. Mas não hesite em chamar o profissional assim que perceber estes sinais.
Quais são os 4 tipos de quimioterapia
A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).
Quais são as sequelas da quimioterapia
Quimioterapia e altas doses de radioterapia na cabeça podem causar problemas de concentração, memória e de aprendizagem, tanto para crianças, como para adultos. Ex-pacientes que sofrem de algum desses problemas devem conversar com seu médico para esclarecer suas dúvidas.
Quantas sessões de quimioterapia faz cair o cabelo
Queda de cabelo
O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos. É importante ressaltar que nem todo tipo de químio faz com que o cabelo caia.
Quem faz quimioterapia sente dor
Quimioterapia - Alguns quimioterápicos podem causar a dor com dormência nos dedos das mãos e dos pés. Normalmente, essa dor desaparece com o fim do tratamento, mas às vezes o dano é permanente. Cada pessoa conhece sua própria dor.
Quem faz quimioterapia tem uma vida normal
Alguns pacientes não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, aliás, muitos continuam trabalhando durante esse período”, enfatiza a enfermeira especialista em oncologia, Cristina Ito.
É possível levar uma vida normal durante a quimioterapia
O paciente que faz quimioterapia pode trabalhar até que algo mude em sua rotina a ponto de ser necessário parar. Seja por causa de uma cirurgia, uma complicação nos efeitos colaterais ou algum outro fator. Se isso acontecer, é aconselhável não tentar nadar contra a maré.