O que é spirulina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Espirulina é um suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias, uma classe de organismos unicelulares anteriormente conhecida como "algas azuis".

A spirulina serve para melhorar o perfil lipídico, reduzir a pressão arterial, tratar a anemia, diabetes e rinite alérgica, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticâncer, contribuir para a resistência muscular e para a perda de peso.

A melhora do perfil lipídico é um dos efeitos da spirulina. Um estudo verificou que os níveis de triglicerídeos foram significativamente reduzidos após a suplementação dessa cianobactéria. Além disso, houve declínio do colesterol total e do LDL e aumento do colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL).

Se você quer emagrecer, saiba que a spirulina não aumenta a queima gordura (nenhum alimento faz isso de forma significativa). No entanto, ela pode auxiliar nos resultados de uma dieta saudável para perda de peso por prolongar a saciedade, conforme sugere uma revisão de estudos publicada no BMJ Journals.

A forma mais básica de consumir a Spirulina em pó é adicionar uma colher de sopa dessa alga em um copo com água, mexer bem e beber a mistura antes das refeições. Alternativamente, é possível incluir o pó de Spirulina em receitas, como um ingrediente para adicionar cor e densidade nutricional.

Em linhas gerais, a indicação do uso deve ser orientada por um nutricionista”, alerta. Mesmo que sejam raros, a spirulina possui alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas, diarreia e vômito. ela também pode desencadear reações alérgicas quando ultrapassadas as doses recomendadas.

A spirulina deve ser evitada por pessoas com fenilcetonúria, pois contém elevados níveis de fenilalanina, ou por pessoas que possuem problemas relacionados com esse aminoácido. Além disso, não deve ser utilizada durante a gravidez, período de aleitamento e por crianças, uma vez que não se consegue os seus efeitos.

A Spirulina deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeições do dia, como café da manhã e almoço, preferencialmente. É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes e, por isso, é recomendado sempre tomar junto com um copo de água.

A suplementação de 1 g por dia da alga azul por 12 semanas demonstrou ser eficaz na modulação do peso corporal e do apetite. Essa supressão do apetite se deve principalmente ao aminoácido L-fenilalanina presente na Spirulina, o que já foi demonstrado em estudos.

- Saber a procedência é fundamental, pesquise o site do fabricante e observar a politica e controle de qualidade empregado. Fabricantes de boa reputação normalmente anunciam que seus nutrientes são de alta pureza.

A Melhor Spirulina em Pó e Vegana
A spirulina Ocean Drop é uma ótima escolha para quem precisa de praticidade no dia a dia, mas não quer gastar tanto para isso. O custo por dose é bem competitivo, já que uma embalagem vem com 240 cápsulas e chega a durar por 2 meses.

Agora, um estudo recente publicado no periódico Hypertension mostra que a spirulina também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Para entender exatamente como ela como ele interage com os vasos sanguíneos para produzir esse benefício, os pesquisadores simularam os efeitos da digestão na spirulina.

Esta cianobactéria, ou seja, micro-organismo, uma alga marinha que se alimenta da clorofila absorvida por meio da fotossíntese, cresce em água doce, morna e alcalina, sobretudo em lagos africanos e mexicanos. A Spirulina é consumida desde os tempos dos Astecas, quando era chamada de tecuilati.