O que é melhor para ansiedade Pilates ou yoga?

Perguntado por: imelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Por trabalhar o corpo e a mente em conjunto, o pilates é uma excelente escolha para quem sofre de estresse e ansiedade.

Um dos pranayamas mais usados dentro da yoga para combater estresse e ansiedade, a respiração quadrada é bem simples e intuitiva. Ela consiste em quatro etapas formadas por quatro tempos cada uma, na seguinte ordem: inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar.

Os efeitos do yoga sobre a ansiedade parecem ocorrer devido a uma resposta de relaxamento, uma redução generalizada na excitação somática produzida por uma atividade alterada do eixo HPA e no sistema nervoso autônomo (Aivazyan, 1990).

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

A metodologia tornou-se mais do que um tipo de exercício, é também um estilo de vida. Pilates se concentra na força do tronco, enquanto yoga é mais focado na flexibilidade e tem uma conexão espiritual mais forte. Mesmo que ambos incorporem força e alongamento, yoga se concentra mais no alongamento e pilates na força.

Eles descobriram que os exercícios de resistência – como a musculação e o levantamento de peso –, praticados com frequência, oferecem melhores resultados. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Psychiatry em 2 de junho.

4 Exercícios para Controlar a Ansiedade e Diminuir Problemas

  1. Tirar um tempo para meditar.
  2. Fazer caminhadas.
  3. Praticar exercícios mais intensos (corrida, natação,…)
  4. Fazer atividades culturais (teatro, canto,…)

Ao praticar Pilates, você aumenta sua consciência corporal, promove a autoconfiança e libera o estresse. Essa é uma atividade que oferece a oportunidade de reconectar a sua mente e corpo, inspirar profundamente, alongar, fortalecer e tonificar os músculos, sem deixar de fazer o que gosta.

O yoga leva as pessoas a um estado imperturbável de tranquilidade. A respiração profunda aliada aos movimentos vagarosos acalma a mente e regula os batimentos cardíacos. Praticantes deixam a aula com uma sensação gostosa de serenidade interior, a qual, por sua vez, se prolonga pelo restante do dia.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

Não é perigoso fazer Pilates em dias seguidos. Essa rotina é ideal para quem só pratica o Método, sem alternar com outras atividades e deseja evoluir de forma mais acelerada. Aqui no Brasil a grande maioria dos adeptos ao Pilates praticam duas vezes por semana.