O que é libertinagem na filosofia?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 15 votos

De acordo com a filosofia, a liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano. Por outro lado, a libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também.

O que é Libertinagem:
Em alguns casos também pode ser considerado um livre-pensador. Libertinagem também pode ser associada à incredulidade religiosa. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.

substantivo feminino Devassidão; comportamento das pessoas que se entregam desmedidamente aos prazeres sexuais; maneira libertina de viver. [Religião] Descrença em relação aos preceitos religiosos oficialmente regulamentados.

adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que é desregrado em sua conduta; devasso, dissoluto.

11 sinônimos de libertinagem para 2 sentidos da palavra libertinagem: 1 depravação, libidinagem, licenciosidade, volúpia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 crápula, deboche, desregramento, devassidão, meretrício, prostituição, tripúdio.

Por outro lado, a libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também. Quem age com libertinagem, revela não se importar com as consequências que o seu comportamento pode ter.

Muitas vezes, o termo é utilizado para definir um comportamento sexual sem regra e definido pelo prazer sem restrições. Libertinagem significa que tudo é válido sem considerar a consequência dos atos.

No discurso libertino articulam-se maciçamente, contra as ideias de tradição, crença, convenção social injustificada, as ideias de razão, natureza e liberdade. Ser libertino é pensar livremente (contra a coerção dos preconceitos e da tradição) segundo os princípios da razão e da natureza.

Que ou aquele que é degenerado, despudorado; imoral, indecoroso, intemperante, libertino, licencioso, rigolboche.

Libertação é o ato ou efeito de libertar-se, e libertar significa "dar liberdade a, tornar livre"; livrar(se); livrar(se) da influência de(2). Ao passo que liberdade é uma faculdade - faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determi- nação.

O libertino rejeita todas as regras e vive satisfazendo todos os seus desejos sem se preocupar com as consequências. A libertinagem é muito perigosa. A pessoa pensa que é livre mas está sendo escravizada pelo pecado.

Naquele contexto, o termo libertino foi utilizado para nomear os indivíduos adeptos de uma conduta considerada licenciosa e corrupta, mas igualmente aqueles que ousaram examinar, de forma crítica, os ensinamentos da Igreja Católica, as atitudes dos religiosos e as práticas devocionais dos fiéis.

Um libertino é uma pessoa desprovida da maioria dos princípios morais, senso de responsabilidade ou restrições sexuais, que são vistas como desnecessárias ou indesejáveis, especialmente alguém que ignora ou mesmo despreza a moral aceita e as formas de comportamento santificadas pela sociedade em geral.

É a pessoa desregrada em sua conduta, é aquele que tem comportamento devasso, licencioso, depravado. Libertino, gramaticalmente é também um substantivo masculino, do latim “libertium”, que identifica o homem devasso, dissoluto, depravado, que atua com libertinagem.

27 sinônimos de luxúria para 3 sentidos da palavra luxúria: Devassidão sexual: 1 lascívia, devassidão, libertinagem, libidinagem, sensualidade, concupiscência, voluptuosidade, volúpia, obscenidade, lubricidade, desregramento, cio, incontinência, verriondez.

substantivo feminino Reunião das pessoas que se comportam ou pensam de uma maneira diferente em relação às pessoas que fazem parte do seu próprio grupo, partido etc.