Qual a prática de letramento?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

A prática de letramento consiste no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita associados às práticas sociais de outras instituições, incluindo a alfabetização nesse processo de construção de diversos saberes.

Os jovens percebem como principais práticas de letramento escolar a leitura de cartazes nos corredores e das anotações que fazem no caderno durante as aulas, além da leitura de textos de apostilas, livros e xerox de textos como apontaram na entrevista.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Práticas e Eventos de letramento são modelos analíticos utilizados por pesquisadores que buscam compreender os usos e os significados da escrita e da leitura para diferentes grupos sociais e as consequências educacionais, políticas e sociais de tais usos e significados para os indivíduos e para os grupos a que ...

O processo de alfabetização e letramento é o início da jornada educacional para que as crianças (ou adultos, em alguns casos) aprendam a ler, escrever e se comunicar com a língua portuguesa para além da oralidade.

O papel do professor alfabetizador deve consistir em criar possibilidades, promovendo práticas pedagógicas que vão além de uma sala de aula, buscando devendo compreender as dimensões de todo esse processo de alfabetizar e que sua prática é capaz de formar sujeitos com autonomia e criticidade.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento.

O letramento consiste em possibilitar o contato aos diversos gêneros literários levando a compreender os que eles trazem. Por isso são de foco principal nesse estudo a leitura de textos e histórias infantis e sua contribuição como recurso Pedagógico no processo ensino-aprendizagem.

A principal diferença entre ambos é que a alfabetização ensina a codificar e decodificar o sistema de escrita, enquanto o letramento ensina a dominar e utilizar a linguagem na prática social.

Como mencionado, o letramento digital ajuda na adaptação das pessoas, principalmente as crianças, para a modernidade. Com o desenvolvimento de habilidades importantes e a capacidade de leitura do mundo contemporâneo, é possível estimular a adaptação à sociedade atual e à futura.

PRÁTICAS DE LETRAMENTO
E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento: Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula. Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.