O que é lançamento horizontal exemplos?

Perguntado por: afurtado3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Um exemplo clássico de lançamento horizontal nas questões de física é a situação onde um avião lança na horizontal um pacote com suprimentos. Se uma pessoa estivesse no solo, observando o avião no céu, quando o avião lançasse o pacote, essa pessoa perceberia uma trajetória parabólica do pacote.

O lançamento horizontal é aquele que ocorre quando a velocidade do objeto é horizontal e a partir daí ele fica sob ação exclusiva da gravidade. Os casos comuns são aqueles em que um avião lança uma bomba, uma bola rola sobre uma mesa e cai ou semelhantes.

O lançamento vertical é um tipo de movimento vertical descrito por um corpo ou objeto. Note que a trajetória retilínea realizada pelo objeto pode ser orientada para cima ou para baixo. Um exemplo de lançamento vertical que envolve o movimento para baixo (queda livre) é o salto de um paraquedista.

No eixo horizontal (x), não há aceleração, sendo assim, tudo ocorre sob as condições do Movimento Uniforme (MU). Já no eixo vertical (y), temos a aceleração da gravidade, fazendo com que haja o Movimento Uniformemente Variado (MUV).

Horizontal e vertical segundo a direção (linhas)
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

Lançamento vertical para cima é um movimento unidimensional que ocorre quando um corpo é arremessado para cima e, portanto, com uma velocidade inicial não nula, passando a sofrer uma desaceleração em razão da gravidade.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.

A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.

De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade.

O alcance horizontal é a distância entre os pontos de partida e chegada do objeto lançado obliquamente.

Mapas, geralmente, ficam na visão vertical. Visão horizontal é a que temos quando visualizamos algo de frente. É também conhecida como visão frontal. Visão oblíqua acontece quando olhamos algo de cima e de lado ao mesmo tempo, ou seja, nessa situação visualizamos esse objeto de forma inclinada e em perspectiva.

A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade). Veja também: Horizontal e Vertical. Metro Quadrado (m²)

No lançamento vertical para baixo, tanto a gravidade como o deslocamento apontam para baixo. Logo, o movimento é acelerado positivamente. Recebe também o nome de queda livre. Uma bola de futebol é chutada para cima com velocidade igual a 20m/s.

O tempo de subida é igual ao tempo de descida, logo, o tempo total é duas o tempo de subida. Assim vemos que o tempo de subida só depende da velocidade inicial, visto g ser constante. Obtida pela equação de Torricelli com V = 0 e S0 = 0. Desta forma, a altura máxima só depende da velocidade inicial.

Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões. Neste modelo, grandes grupos de funcionários relatam a apenas um gerente. É um sistema mais informal, bastante comum em empresas menores.

As linhas horizontais são aquelas que vão na direção da linha do horizonte, se movem da direita para a esquerda e vice-versa, além de serem perpendiculares (em ângulo de 90 graus) à linha vertical.