O que é financiamento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado.

Financiamento é quando uma empresa empresta ou doa uma determinada quantia em dinheiro a uma pessoa ou a uma empresa. No caso de empréstimo de dinheiro, a financiadora cobra uma porcentagem de juros sobre o valor emprestado. É uma dívida financeira junto ao banco com um período pré-determinado para sua liquidação.

O financiamento é uma antecipação de crédito. Ou seja: trata-se de um contrato entre quem precisa de dinheiro (pessoa física ou jurídica) e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo (bancos e cooperativas). A modalidade é usada para fins específicos, como a compra de um imóvel ou de um veículo.

Os empréstimos e financiamentos são maneiras de conseguir um dinheiro emprestado por instituições financeiras. Portanto, os financiamentos e empréstimos são linhas de créditos que podem ser liberadas após diferentes análises de perfil do cliente e o valor é devolvido pela pessoa em parcelas.

A grande diferença entre empréstimo ou financiamento de crédito é que, enquanto o empréstimo cede uma quantia em dinheiro para o cliente, o financiamento financia a compra de um bem de forma direta. Um financiamento por exemplo, está associado a compra de um carro, moto, casa, etc.

E de forma básica, são três as principais formas de financiamento no Brasil, a saber: SAC (Sistema de Amortização Constante), SACRE (Sistema de Amortização Crescente) e a Tabela PRICE (conhecida como Sistema Francês de Amortização).

Para saber o que é financiamento, você precisa saber quais são os tipos mais comuns: Financiamento de veículo. Financiamento estudantil. Financiamento imobiliário.

Quando uma pessoa compra um imóvel, uma casa ou apartamento novo ou usado pode financiar o pagamento. Os financiamentos são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. A partir daí, o comprador deve pagar o banco que quitou sua dívida.

Mas, de modo geral, os documentos para casa própria mais importantes em qualquer tipo de financiamento são:

  1. documento de identidade (RG);
  2. CPF;
  3. certidão de nascimento ou casamento;
  4. comprovante de residência;
  5. holerite mais recente;
  6. carteira profissional;
  7. imposto de renda;
  8. extrato bancário.

Conheça 7 vantagens do financiamento para comprar um apartamento

  1. 1 – Sair do aluguel. ...
  2. 2 – Fazer a mudança em seguida. ...
  3. 3 – Antecipar as parcelas. ...
  4. 4 – Usar recursos do FGTS. ...
  5. 5 – Condições facilitadas. ...
  6. 6 – Segurança na compra. ...
  7. 7 – Realizar o sonho da casa própria.