O que significa pix?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo.

O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto "Programa Resgate Social 2023".

O que é e para que serve o Pix? O Pix é um método de pagamento criado pelo Banco Central. E é um meio que facilita realizar transferências financeiras de um modo rápido em qualquer horário e dia, inclusive durante a madrugada e também em feriados.

Os brasileiros que têm conta nos EUA também poderão utilizar o serviço, conforme a disponibilidade. “Nesta primeira etapa, os brasileiros com conta nos EUA poderão utilizar o serviço dentro dos EUA”, afirma o COO e cofounder da plataforma de pagamentos RecargaPay, Gustavo Victorica.

Tem Pix nos Estados Unidos?

  1. O FedNow está em desenvolvimento desde 2019.
  2. O serviço coloca os EUA em linha com países como Reino Unido, Índia, Brasil e União Europeia, onde serviços similares existem há anos.

Primeiramente, o Pix criado pelo Banco Central está disponível pra todos. No entanto, o principal requisito é ter uma conta cadastrada em seu nome pra poder criar um Pix. Diante disso, cada banco, instituição financeira e carteiras digitais possuem seus critérios de aprovação de contas.

“A defesa do presidente Jair Bolsonaro informa que os valores depositados via Pix foram investidos justamente para que não fossem gastos ao ser confundidos com a sua receita e/ou ficassem paralisados em conta.

No começo de 2020, o BCB apresentou o Pix com uma proposta inovadora, até então.

Idealizado pelo corpo técnico do Banco Central na gestão do ex-presidente da instituição, o economista Ilan Goldfajn, o Pix começou a ser criado em 2018 durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

O Pix funciona para pessoas físicas e jurídicas que têm algum tipo de conta: corrente, poupança ou pré-paga. Para receber um Pix, você deve cadastrar uma chave que pode ser o número do seu celular, e-mail ou CPF.

As formas de pagamento tem o objetivo de organizar, visualizar e gerenciar todos os lançamentos financeiros do sistema. Já a transferência entre contas é uma ação efetiva. Ao realizar essa ação, você movimenta valores entre as suas contas bancárias cadastradas no sistema.

Enquanto o PIX internacional não está em funcionamento, como enviar dinheiro para o exterior? Enquanto o PIX internacional não entra em funcionamento, a melhor opção para fazer transferências internacionais são as plataformas digitais.

Segundo Fabio Gallo, professor de finanças da FGV-SP, em sua coluna no Estado de S. Paulo, já é possível encontrar a opção de pagamento via Pix em estabelecimentos no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México e até países como Portugal e Estados Unidos.