O que é cvm?
A Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e que juntamente com a Lei das Sociedades por Ações disciplinam o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.
O que é CVM e para que serve
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385, com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
Qual o papel da CVM
Desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.
O que se entende por CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica que organiza e disciplina o mercado financeiro, conciliando interesses. Encontrar a sigla CVM é muito comum quando se estuda formas de investir dinheiro.
Quem deve ser cadastrado na CVM
Em regra, toda oferta pública deve ser registrada na CVM. Porém, o registro poderá ser dispensado, considerando as características específicas da oferta em questão.
Quais empresas são reguladas pela CVM
A verdade é que a CVM é o pilar de confiança do mercado que ela regula — e isso beneficia ainda empresas de capital aberto, fundos de investimento, instituições financeiras, auditores independentes, consultores, analistas de valores mobiliários, administradores de carteiras e agentes autônomos, entre outros.
O que a CVM exige
Objetivos da CVM
Além disso, o órgão exige que empresas e fundos divulguem relatórios com informações relevantes sobre seus ativos. Tudo isso para proteger o investidor, assegurando que ele opere em um ambiente regrado e fiscalizado.
Como saber se a empresa tem registro na CVM
Alternativa ao sistema de consulta a informações periódicas e eventuais das companhias é o Portal de Dados abertos da CVM. No Portal, é possível consultar, em arquivo único, determinado documento ou categorias de documentos, estruturados ou não, de todas as companhias abertas.
Como consultar uma corretora na CVM
A consulta aos administradores de carteiras registrados na CVM é feita diretamente no Cadastro Geral de Regulados. Na tela de consulta, basta informar o nome ou razão social do profissional ou da empresa, ou ainda o CNPJ ou CPF. A consulta pode ser feita também pelo tipo de participante “PREST.
Quem pode emitir valores mobiliários
Eles podem ser emitidos por entidades públicas, como o próprio governo, ou privadas, como empresas e instituições financeiras. No mercado financeiro, os valores mobiliários funcionam como instrumentos de captação de recursos para as empresas e entidades — ou seja, meios de financiamento.
Quais investimentos a CVM fiscaliza
CVM, o que é: quais ativos a entidade fiscaliza?
- Ações;
- Bônus de subscrição;
- Debêntures;
- Certificados de depósito de valores mobiliários;
- Notas comerciais;
- Contratos futuros;
- Cédulas de debêntures; e.
- Contratos derivativos.