Por que o Brasil é o maior produtor de soja do mundo?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Uma das razões para o Brasil ser o maior produtor de soja do mundo é porque agricultores aperfeiçoaram técnicas de plantio que aumentaram a produtividade. Outros fatores que contribuíram incluem o investimento do governo em pesquisa e infraestrutura, bem como grandes áreas de terras disponíveis.

Atualmente, os três maiores produtores globais de soja são Brasil, Estados Unidos e Argentina. Segundo previsões do FAS, a estimativa é que a soja brasileira alcance o patamar de 153 milhões de toneladas na safra atual — das quais 25% advêm do Mato Grosso.

Uma reportagem especial da Embrapa Soja trouxe pontos marcantes da história de como o Brasil se tornou de importador do grão na década de 1970 a principal produtor mundial.

Atualmente, o ranking mundial de maiores produtores de soja conta com o Brasil na primeira posição, diante de uma projeção de 151,4 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e com os Estados Unidos em segundo lugar, com uma produção estimada em 121 milhões de toneladas para ...

O desenvolvimento de tecnologias próprias permitiu ao Brasil ser líder mundial na produção de soja sem pressionar as áreas de florestas, mesmo considerando os cenários de aumento de demanda do grão nos próximos anos.

– liderança mundial na exportação de soja (91 milhões de toneladas); – terceiro maior produtor de milho e feijão (105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente); – liderança mundial no açúcar (mais de um terço da produção mundial é brasileira); – maior exportador de carne bovina (2,5 milhões de toneladas).

Além de garantir, com folga a segurança alimentar do país, o agronegócio exporta para importantes mercados consumidores, como a China e a Europa, e contribui para entrada de recursos no país. Cidades onde se produz soja tem melhor Índice de Desenvolvimento Humano.

A resiliência do produtor, a tecnologia chegando ao campo cada vez mais rapidamente, novas variedades resistentes e o clima favorável são os principais fatores que trouxeram o atual protagonismo à commodity.

O Brasil é hoje o maior exportador mundial de carne bovina, frango, soja, café, suco de laranja e açúcar, e o segundo maior exportador de milho. Além desses produtos, o país é o terceiro maior exportador de frutas, setor que segue em crescimento.

A cada 100 dólares exportados, 14 são de soja. O Brasil industrializa 42% da soja produzida e exporta mais de 70%, considerando o equivalente grão exportado em derivados (farelo e óleo) sendo a metade em grão.

a China

China. Com 585 milhões de toneladas de grãos produzidos anualmente, a China é a maior produtora da categoria do mundo.