Qual a melhor opção de empréstimo pessoal ou consignado?

Perguntado por: eneves6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mas a dúvida surge na hora de escolher a melhor opção — qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal? Quando se avalia o limite de crédito, o “pessoal” é mais atrativo para empréstimos maiores. No que se refere a taxas de juros, o “consignado” parece mais atrativo.

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso, ele é mais vantajoso do que os demais empréstimos. Esse crédito é liberado para aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público e, em alguns casos, para quem trabalha com carteira assinada.

Uma das principais vantagens do crédito pessoal é a facilidade de aquisição. Você consegue o empréstimo de forma rápida e simples, seja pela internet, seja direto na agência. Por essa agilidade no processo, o recurso é muito indicado a quem precisa do dinheiro para uma emergência, como problemas de saúde ou dívidas.

Desvantagens do crédito consignado
Assim, o empréstimo que era consignado se torna um empréstimo pessoal comum – podendo aumentar as taxas de juros. Além disso, é comum o contrato de consignado prever o desconto de até 30% do valor recebido na rescisão.

No empréstimo pessoal, o pagamento das parcelas é de responsabilidade de quem pede o crédito. Já no consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS de quem pediu os valores emprestados.

O melhor banco para empréstimo pessoal é o Banco Pan, que tem a terceira menor taxa de juros para essa modalidade, mas o melhor atendimento e facilidade de contratação. De acordo com o relatório do Banco Central, a tarifa é a partir de 2, 68% ao mês ou 37,42% ao ano.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é o melhor banco para fazer empréstimo consignado, pois tem uma das menores taxas do mercado, com juros prefixados de 0,85% a 2,99%, e o dinheiro é liberado logo após aprovação. O empréstimo do Banco do Brasil pode ser solicitado pelo próprio app da conta e pago em até 96 parcelas.

A dica dos especialistas é juntar todas as dívidas, negociar com bancos, financeiras, cartão de crédito, para fazer um pagamento à vista do valor total do débito. Se este for o seu caso, é possível conseguir descontos de até 80% da dívida com um acordo e pegar um empréstimo para quitar é uma excelente oportunidade.

Todos os empréstimos consignados não podem ultrapassar o limite da margem consignável, que é 45%. Destes 45%, são reservados para empréstimos consignados 35% da renda líquida do beneficiário.

Confira a taxa de juros ao mês e ao ano:
Caixa Econômica Federal – 2,76% – 38,60. Itaú Unibanco – 3,78% – 56,06% Banco do Brasil – 4,13% – 62,54% Banco Santander – 4,57% – 70,99%