O que é investimento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Em economia, em linhas gerais, investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Um investimento, em termos econômicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo.

Um investimento precisa representar alguma coisa. Ou seja, ele precisa ter lastro. Isso significa que sempre há algo por trás de um investimento. Por exemplo: investir em ações é como comprar pedacinhos de uma empresa; em títulos públicos é como comprar uma fatia da dívida do Tesouro Nacional.

Tipos de investimento

  • Investimentos de curto prazo. Invista seu dinheiro em curto prazo e com segurança. ...
  • Investimentos de médio prazo. A opção ideal para quem quer mais segurança e menos risco. ...
  • Investimentos de longo prazo. Saiba mais sobre fundos de investimentos e outras opções.

O investimento, em macroeconomia, é a despesa em bens e serviços que serão utilizados futuramente na produção de outros bens e serviços. Também designado por formação bruta de capital, o investimento faz aumentar os recursos produtivos de uma economia e, portanto, as suas possibilidades de produção.

Entre as melhores formas de investir dinheiro por meio de investimentos com maior rentabilidade que a poupança, estão: Tesouro Direto, CDBs, LCI, LCA, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários (FIIs), CRIs/CRAs, investimento em ouro e as melhores ações na Bolsa de Valores.

Passo a passo; como começar a investir

  1. Estabeleça os seus objetivos. ...
  2. Determine o valor que vai ser investido mensalmente e ajuste o orçamento. ...
  3. Descubra o seu perfil de investidor. ...
  4. Estude sobre investimentos e defina uma carteira baseada nos objetivos e perfil. ...
  5. Abra uma conta em uma corretora.

Tesouro Selic

Tesouro Selic
Na prática, é como se o governo pegasse “emprestado” o dinheiro do investidor, para devolvê-lo no futuro com juros. Por isso, são considerados os investimentos mais seguros do País. “É um ativo praticamente livre de risco.

Alguns dos investimentos para iniciantes mais recomendados são títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, Fundos e ações. Essas alternativas são mais rentáveis que a Poupança e podem trazer bons rendimentos a longo prazo.

Poupar significa economizar. Isso envolve mudar o comportamento imediatista de receber um dinheiro e, em seguida, gastá-lo. Para poupar é preciso se planejar de forma que as despesas sejam inferiores à renda obtida e, assim, possa sobrar alguma quantia. Investir significa fazer o dinheiro economizado render.

Ter um investimento pode ser uma alternativa para passar por momentos assim sem crises. Além disso, nenhum profissional está isento de perder o emprego, assim como nenhum empresário está livre da falência por qualquer motivo que seja. Dessa forma, o investimento é um meio para se proteger de períodos como esses.

Quais as vantagens de investir? São inúmeros os benefícios de fazer do ato de investir em produtos financeiros um hábito do dia a dia. O principal deles é a segurança financeira que a manutenção dos investimentos e os aportes frequentes pode trazer ao investidor.

O mais conhecido título de renda fixa é o Tesouro Direto. Rende mais do que a poupança, é seguro e permite aplicações investindo R$ 50 por mês. Os investimentos podem ser feitos pelo aplicativo dos bancos, corretoras ou diretamente no site do Tesouro Direto. Além disso, é fácil de operar.

Os CDBs são considerados aplicações financeiras de renda fixa com baixo risco. O prazo de vencimento e a remuneração variam de acordo com cada instituição. Em alguns casos, pode haver um prazo mínimo para resgate e, após a carência, a liquidez geralmente é diária.

As melhores aplicações hoje são:

  • Títulos com juros semestrais;
  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • Fundos agrícolas;
  • Fundos de previdência;
  • Stocks;
  • REITs; e.
  • ETFs no exterior.