O que é comprovante de renda?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 9 votos

Conhecido também como contracheque, o holerite é recebido mensalmente após o pagamento de cada salário. Geralmente, as instituições podem solicitar os 3 últimos recibos para comprovar renda.

Alguns dos comprovantes mais aceitos, no geral, são o holerite, a carteira de trabalho, a DIRPF e a DASN. Segundo o CFC, o documento é aceito em bancos, instituições financeiras, organizações destinadas a alugar ou vender imóveis, faculdades, embaixadas, dentre outras.

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

Declarar meu imposto de renda

  1. Preencher e enviar a declaração. Acesse o sistema ou baixe o programa, preencha as informações que devem ser declaradas e envie à Receita Federal. ...
  2. Acompanhar o processamento da declaração. Acompanhe o processamento da declaração para verificar a situação da entrega.

Os extratos bancários (geralmente, solicitados dos últimos 3 a 6 meses) servem para comprovar movimentação bancária equivalente à renda mensal que a pessoa está informando. Os bancos calculam uma média de entrantes e de volume mensal movimentado, para determinar qual valor pode ser considerado como uma renda constante.

DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos); DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física); Extrato Bancário; Carteira de Trabalho.

É possível conseguir o comprovante ou recibo através do Portal e-CAC, app Meu Imposto de Renda, chat RFB do Portal e-CAC ou presencialmente junto à Receita Federal, com um documento de identificação.

Reúna os recibos de aluguéis, extratos bancários, declaração do Imposto de Renda e outros documentos que possam servir para comprovar a renda recebida pelo profissional autônomo.

Existem diversas maneiras para comprovar renda sendo um freelancer: extrato bancário, Declaração de Imposto de Renda, Recibos, Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e declaração própria registrada em cartório. Cada empresa pode aceitar ou não esses documentos.

Renda familiar per capita
A diferença vai ser dividir a soma pelo número de pessoas. No caso do exemplo, é preciso fazer a divisão por quatro membros (você, pai, mãe e avó/avô) e encontrar o número que sai desse cálculo.

Podem ser usados como comprovante de renda holerites, carteira de trabalho, extratos bancários, Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs, Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física, entre outros.

Com tudo em mãos, o primeiro passo é baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2023) no site da Receita Federal. O programa está disponível a partir de 15 de março.

De acordo com as regras da Receita Federal, estão obrigados a declarar todos os contribuintes que tiveram um rendimento anual superior ao teto de R$ 28.559,70. Esse valor representa uma média mensal de R$ 2.379,97, incluindo não só o salário, como eventuais rendas extras.