O que é seguro fiança?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O seguro fiança garante ao locador de um imóvel o pagamento de indenização em caso de inadimplência do locatário. O produto serve como garantia em contratos de locação e substitui o fiador. Em outras palavras: se o inquilino não paga o aluguel, o seguro cobre.

Por se tratar de um produto de crédito o valor é variável, podendo ser a partir de 5% ao mês do valor do aluguel. Exemplo, aluguel 5.000R$, para um CPF bom o preço será a partir de R$ 250 a depender das coberturas escolhidas.

Seguro fiança é uma modalidade de garantia locatícia, um valor pago mensalmente pelo locatário para garantir que o locador não terá prejuízo em caso de inadimplência. Uma seguradora faz a análise de crédito e, assim que aprovada, o inquilino deve pagar um valor mensal.

O seguro cobre aluguéis em atraso, não pagos, multas e encargos, de forma ágil e prática. Mesmo em casos onde o proprietário esteja em processo judicial contra o inquilino, é garantido a ele o pagamento em dia.

Como você viu há várias maneiras de pagar o seguro fiança: por boleto, carnê, débito ou cartão de crédito. Por boleto é possível parcelar em até 12 vezes sem juros, no carnê e no débito na conta permitem até 9 parcelas, enquanto cartão de crédito possibilita o pagamento de até seis parcelas sem juros.

Desvantagens do seguro fiança locatícia

  • Exige comprovação de renda.
  • A seguradora pode não aprovar o seguro, seja por pendências no nome do inquilino, renda insuficiente ou outros motivos.
  • Não há reembolso do valor pago ao final do contrato, ao contrário do que acontece com a caução.

Em geral, o contrato do seguro vale pelo mesmo período em que o locatário aluga o imóvel, seja ele comercial, seja residencial. Além disso, o seguro fiança costuma ter um prazo determinado e pode ser renovado a cada 12 meses.

Nessa opção a cobertura oferecida ao proprietário pode chegar até 30x o valor do aluguel.

Se o inquilino não pagar o seguro fiança o contrato será nulo e sem garantia locatícia, já que, o seguro não cobrirá nada do que o inquilino deixará de pagar de alugueis ou danos causados no imóvel.

O Seguro Fiança Aluguel não é devolvido ao término do aluguel, mesmo que não haja nenhuma inadimplência, assim como outros tipos de seguros que são pagos para que haja uma segurança em caso de contratempos, mas não são reembolsados mesmo que não haja utilização.

Como ser aprovado no seguro fiança? Cada seguradora tem regras específicas de aprovação, mas provavelmente irá exigir que o locador comprove uma renda mínima. O total depende da empresa, mas costuma ser requerida uma renda de três a quatro vezes o valor do aluguel.

Em geral, o seguro fiança varia de 6% do valor do aluguel até 15% ao mês dependendo do perfil e risco financeiro. Ele também pode ser parcelado no mesmo número de meses do contrato de locação, no cartão de crédito, débito automático, boleto ou fatura imobiliária sendo pago mensalmente.

O fiador pode ser uma opção viável se você conhece alguém disposto a assumir essa responsabilidade e possui um imóvel próprio. Por outro lado, o seguro-fiança oferece conveniência e tranquilidade ao não depender de terceiros, mas é necessário avaliar os custos envolvidos.

O seguro fiança é devolvido proporcionalmente em caso de quebra contratual. Ao contratar um aluguel por três anos, por exemplo, o locatário adquire um seguro fiança para obter maior respaldo durante todo o tempo em que pretende ficar no imóvel alugado, pagando antecipadamente pela proteção.

A maioria das imobiliárias exige prova do estado civil do inquilino. Portanto, se você for casado ou viúvo, precisará apresentar documentos atualizados – geralmente até 90 dias. Aqui você deve consultar a empresa com a qual você será contratado.

O que precisa para ser fiador?

  1. tenha mais de 21 anos;
  2. possua um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação;
  3. não possua pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC;
  4. possua renda três vezes maior do que o valor do aluguel.