O que é hipoteca?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Hipoteca é uma garantia real extrajudicial e incide sobre bens imóveis ou equiparados que pertençam ao devedor ou a terceiros. Alguns exemplos de bens que podem ser dados em hipoteca são habitações, navios e aeronaves.

A hipoteca de imóvel é uma garantia fornecida em um processo de empréstimo ou financiamento. Ela pode ser contratada por pessoa física ou jurídica e implica a oferta de um bem, nesse caso, um imóvel. Portanto, a propriedade serve como garantia da operação.

A hipoteca é uma linha de crédito muito popular nos EUA. Consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos longos. No Brasil, nos últimos anos, a maioria dos bancos deixaram de trabalhar com hipoteca.

O que é hipoteca
A proprietária de um imóvel oferece o bem ao banco como garantia para conseguir um empréstimo de alto valor e com taxas de juros que normalmente são bem mais baixas do que outras modalidades de crédito, como empréstimo pessoal ou cheque especial.

Hipoteca Convencional
Como o próprio nome indica este é o tipo mais comum de hipoteca. Ocorre quando por livre e espontânea vontade um devedor firma um contrato com um credor no qual consta uma garantia física. Por exemplo, um financiamento de imóvel com garantia de hipoteca pode ser considerado do tipo convencional.

As principais vantagens de contratar uma hipoteca são os juros baixos e os longos prazos para os pagamentos das parcelas. Por se tratar de um empréstimo no qual o contratante oferece o imóvel como garantia, existem mais chances de o pedido ser aprovado se comparado às modalidades de crédito pessoal.

Quais são os tipos de hipoteca?

  • Hipoteca tradicional. No caso da Hipoteca tradicional, ela é registrada no Cartório de Registro de Imóveis e então a propriedade é dada como garantia. ...
  • Hipoteca judicial. A Hipoteca Judicial, conhecida como processo hipotecário, é o resultado de uma sentença condenatória. ...
  • Hipoteca legal.

A hipoteca nada mais é do que um tipo de empréstimo em que a gente usa o imóvel como garantia. Isso significa que sua casa ou apartamento passam a ser a segurança que o banco precisa para saber se você é um bom pagador.

Veja outras vantagens de fazer uma hipoteca nos EUA:
Possibilidade de usar a hipoteca como linha de crédito para empréstimos; Nos EUA, os juros da sua hipoteca podem ser deduzidos no imposto de renda; Facilidade no pagamento, pois, é possível parcelar o valor total do crédito concedido; Facilidade para obter crédito.

Caso o devedor incida em mora, ou seja, se torne inadimplente, o credor hipotecário tem o direito de executar judicialmente a coisa hipotecada, nos termos do art. 1.422 do Código Civil. De acordo com o Código de Processo Civil, o contrato garantido por hipoteca é título executivo extrajudicial (art. 784, inciso V).

A resposta para essa pergunta é “SIM”. A hipoteca significa colocar o imóvel em garantia para conseguir um empréstimo. Vale lembrar que o imóvel com hipoteca pode ser vendido, porém, a hipoteca irá permanecer até haver a quitação do crédito e ser averbada na matrícula a referida quitação.

Para hipotecar um imóvel, você precisa oferecer o seu imóvel como garantia para uma instituição financeira em um financiamento ou então em um empréstimo. É preciso registrar a hipoteca no Cartório de Registro de Imóveis no qual a propriedade em questão está matriculada.