O que é ferritina?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 15 votos

A ferritina é uma proteína globular que se localiza essencialmente no fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro.

Quando se preocupar com a ferritina alta? A melhor pessoa para responder isso é o seu médico de confiança. Ele investigará se você apresenta sintomas de ferritina alta e as possíveis causas para ela. Obesidade, diabetes, síndrome metabólica, doença gordurosa hepática não-alcoólica são alguns palpites.

O excesso de ferro no organismo pode se acumular em vários órgãos, resultando em complicações como, por exemplo, aumento da gordura no fígado, diabetes, artrite, cirrose, palpitações cardíacas, e mais. Esse acúmulo também pode acelerar o processo de envelhecimento devido ao acúmulo de radicais livres nas células.

O que é ferritina? A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado e está presente em todas as células do corpo. Sua função é transportar e armazenar moléculas de ferro para amparar a produção de glóbulos vermelhos (hemácias), que fazem a troca de oxigênio e gás carbônico em nosso organismo.

A ferritina alta em si não causa sintomas específicos. Na maioria dos casos, ela é detectada por meio de exames de sangue realizados para avaliar a função hepática, renal ou metabólica, ou para investigar sintomas como: Fadiga. Fraqueza.

A produção de ferritina e concentrações de ferritina no plasma são aumentadas na ausência de sobrecarga de ferro em certas doenças do fígado (incluindo hepatite crônica viral, doença alcoólica do fígado, e esteatose hepática não alcoólica) e por citoquinas inflamatórias (tais como interleucina-1 e fator de necrose do ...

Os níveis normais de ferritina variam entre 50 a 300 mg. Quando ultrapassam 1000 mg, a situação deve ser investigada por um médico.

Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.

Ferritina - R$36,00 - Labi Exames.

Uso de chá preto, verde e café também diminui a absorção de ferro.