O que é histerectomia?
Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia é quando se retira o corpo e o colo do útero. Por vezes, esta cirurgia é acompanhada da remoção simultânea dos ovários e trompas.
O que leva a uma histerectomia
A histerectomia é, normalmente, indicada para mulheres com problemas graves na região pélvica, como o câncer de colo do útero em estágio avançado e o câncer nos ovários, infecções, miomas, hemorragias, endometriose grave ou prolapso uterino.
O que acontece com o corpo depois da retirada do útero
Nos primeiros dias depois da cirurgia, é normal, por exemplo, sentir cólicas abdominais. Neste caso, o especialista indicará medicamentos para ajudar a aliviar a dor. Pode ser que você tenha problemas para urinar e sangramento pela vagina por alguns dias.
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de histerectomia
A histerectomia por laparoscopia é feita por pequenas incisões na região abdominal para acessar, com o laparoscópio e outros instrumentos, os órgãos internos da região pélvica. A mulher fica internada por 1 ou 2 dias e tem recuperação de cerca de 1 mês.
Quais os benefícios de uma histerectomia
De modo geral, a histerectomia é indicada para o tratamento de miomas grandes, endometriose, câncer ginecológico, prolapso uterino, sangramento vaginal anormal e dor pélvica crônica que não melhora com outros tratamentos.
Quem tira o útero tem que fazer preventivo
Em mulheres com histerectomia total recomenda-se a coleta do esfregaço de fundo de saco vaginal histerectomia subtotal, rotina normal.
É possível engravidar depois de retirar o útero
Para concluir, a remoção do útero implica na infertilidade, mas não, necessariamente, impossibilita a mulher operada de ter um filho biológico.
Quais os riscos de uma cirurgia de retirada do útero
Possíveis complicações após a histerectomia
Febre, sangramento vaginal, dificuldade em urinar, dor, vermelhidão, e inchaço na área de cirurgia podem ser sinais de complicações. Em qualquer um desses casos, o médico deverá ser consultado.
Qual a idade mínima para retirar o útero
Hoje é necessário que a pessoa tenha pelo menos 25 anos ou dois filhos vivos e que haja um prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual é oferecido aconselhamento que busca desencorajar a pessoa de realizar a esterilização.
Como fica a barriga após a retirada do útero
Além das dores após histerectomia, a distensão abdominal (“barriga inchada”) também é comum nos primeiros dias depois da cirurgia. Isso porque o intestino geralmente demora 12 a 24 horas para se restabelecer e voltar ao funcionamento normal, por isso pode acumular gases.
Quantos pontos vai em uma retirada de útero
Histerectomia supracervical laparoscópica: Três a quatro pequenas incisões são feitas no abdome neste procedimento cirúrgico.