O que é jejum intermitente?

Perguntado por: dcustodio . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Traduzido do inglês--O jejum intermitente é qualquer um dos vários horários de refeições que alternam entre o jejum voluntário e o não-jejum durante um determinado período. Os métodos de jejum intermitente incluem jejum em dias alternados, jejum periódico e alimentação diária com restrição de tempo.

Jejum intermitente de 16h
A ideia é passar 16 horas em jejum, distribuindo as refeições conforme a rotina da pessoa. Em alguns casos, o indivíduo faz o jantar às 20h e a próxima alimentação será o almoço do dia seguinte. Há quem prefira pular o jantar e iniciar o dia seguinte com café da manhã, por exemplo.

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Jejum intermitente é uma estratégia alimentar que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação balanceada. Não é uma dieta que dita exatamente o que você deve comer, mas sim o período ideal para as refeições.

Se você realmente quer virar uma máquina de queimar gordura corporal, o jejum intermitente é a estratégia perfeita. Pesquisas comprovam quem o jejum intermitente - ciclo com período de ingestão e restrição de calorias - possui inúmeros benefícios para o seu corpo e cérebro.

os alimentos industrializados, como refrigerantes, molhos prontos e biscoitos, e os muito gordurosos, como frituras e sorvetes, são de difícil digestão, favorecem o ganho de peso e o surgimento de doenças, como diabetes, pressão alta e obesidade, não devendo ser consumidos no jejum intermitente.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Jejum intermitente diário: pontos a favor
O fato de existir um método ou protocolo de jejum intermitente que envolve passar horas sem comer diariamente pode indicar que, pelo menos para algumas pessoas, pode ser possível fazer jejum intermitente todos os dias.

no jejum intermitente é uma alternativa muito boa porque você vai ter o arroz que tem carboidratos e você vai ter o feijão que tem proteínas e fibras quando você soma isso você tem aí uma alimentação muito saudável minha recomendação a dica especial para quem chegou até aqui nesse vídeo é que você coloque.

Ao atingir 12 horas de jejum, o fígado já não tem essa capacidade de produzir glicose. É aí que o corpo começa a queimar a gordura como fonte de energia. Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Isto é normalmente feito como um jejum nocturno. Por exemplo, terminar o jantar às 19 horas e tomar o pequeno-almoço às 7 horas da manhã seguinte. Não ingerir quaisquer calorias após o jantar até ao pequeno-almoço. Esta é uma óptima forma de facilitar o jejum intermitente.

Usando o mesmo exemplo de uma pessoa de 90 kg, isso seria 1.27 kg, ou em torno de 630g por semana. Estes estudos usaram o jejum intermitente como estrategia, geralmente o protocolo 16/8, mas não aborda as refeições feitas dentro da “janela de alimentação”.

Tipos de jejum intermitente
Jejum de 20h: é feito com 20 horas sem comer e fazendo refeições nas 4 horas restantes do dia; Jejum de 24h: é feito com um dia inteiro de jejum, e pode ser feito 2 ou 3 vezes por semana.

Depois do período de jejum, é recomendado comer alimentos de fácil digestão e de baixo índice glicêmico, evitando o excesso de gorduras ou açúcares, pois assim é possível garantir os resultados do jejum intermitente. Dr. Barakat sugere que, após o jejum, você coma comida de verdade.

Já no período de jejum é permitido água (sem e com limão), café e chás , mas nada de açúcar ou adoçantes. O jejum intermitente é uma estratégia de dieta polêmica, mas que se feita corretamente apresenta ótimos resultados.