O que é fibrose pulmonar?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

As doenças que podem levar a uma fibrose pulmonar são covid-19, dermatomiosite, polimiosite, doença mista do tecido conjuntivo, artrite reumatóide, lúpus, pneumonia, entre outras. A relação entre elas se deve ao fato de causarem inflamação na parte terminal dos pulmões e serem doenças intersticiais pulmonares (DIP).

É uma patologia grave, com tendência à progressão da doença, que ocorre a fibrose sem nenhum precursor inflamatório, infeccioso ou autoimune. Outras doenças pulmonares fibrosantes, dignas de notas, são as fibroses pulmonares causadas por fumaças tóxicas inaladas no trabalho, também chamadas de pneumoconioses.

Ainda não existe cura para a fibrose pulmonar. O tratamento é feito com medicações para inflamação, buscando desacelerar o avanço da doença. Alguns pacientes apresentam redução da oxigenação sanguínea, sendo indicado, além de fármacos, o uso de dispositivos portáteis com suplementação de oxigênio.

Tomografia computadorizada do pulmão; Exames de sangue; Prova de função pulmonar; Biópsia do tecido pulmonar pode ser necessária em alguns casos.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

A fibrose pulmonar se caracteriza pela formação de cicatrizes no pulmão. Com o tempo, ele perde sua elasticidade e fica rígido a ponto de restringir o processo de trocas gasosas. Consequentemente, a respiração fica comprometida, assim como o transporte de oxigênio para células e demais órgãos do corpo.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

A idade é um fator importante que pode levar a doença. Os pacientes com fibrose idiopática, no geral são adultos de meia idade e idosos. Tabagismo é outro importante fator de risco, além dos pacientes com histórico familiar ou portadores de doenças autoimunes do tecido conjuntivo.

A fibrose pulmonar não possui cura porque há uma mudança no tecido pulmonar. No caso, com o surgimento das fibroses, ele fica mais rígido e, com o tempo, perde a elasticidade, fator que ainda não é possível ser revertido.

fadiga mesmo após esforços pequenos; dedos que ficam azulados nas pontas. perda de peso súbita e sem motivo; falta de apetite.