O que é melatonina?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A melatonina é uma hormona produzida por diversos animais e plantas. Em animais, é produzida e liberada pela glândula pineal. Quimicamente, é uma indolamina sintetizada a partir do triptofano e, devido ao seu caráter anfifílico, pode atravessar facilmente as membranas celulares por difusão.

Para que serve a melatonina? O principal motivo para buscar suplementos de melatonina é a melhora na qualidade do sono: ela contribui na luta contra a insônia, além de fazer com que a pessoa durma melhor e por mais tempo. Porém, ela também oferece outros benefícios.

Como funciona a melatonina
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Sua liberação ocorre à noite e ela ajuda a regular o ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico do organismo.

A melatonina teve a comercialização liberada no Brasil em 2021 pela Anvisa. Ou seja, a substância pode ser encontrada em farmácias e ser vendida sem a necessidade de prescrição médica. De acordo com a Anvisa, ela está liberada para pessoas com idade igual ou maior que 19 anos e para o consumo máximo diário de 0,21 mg.

Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo, o consumo exagerado de melatonina exógena (aquela produzida em laboratórios) pode sim fazer mal. Em doses excessivas, o hormônio pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado devido à disrupção muito grande do ritmo circadiano, que fica “confuso”.

Quem não deve consumir suplementos com melatonina – gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante, sendo obrigatória essa advertência nas embalagens. Quem deve consultar o médico antes de consumir – pessoas com problemas de saúde ou que fazem uso de medicamentos.

Perguntas frequentes sobre melatonina
Tomar o hormônio como suplemento é seguro, desde que a ingestão esteja de acordo com as recomendações da Anvisa e o paciente esteja fora dos grupos de contraindicação.

A deficiência desse hormônio pode causar insônia, dificuldade para adormecer e noites de sono sem qualidade, o que compromete a saúde do organismo. Para auxiliar nisso, suplemento de melatonina, como o da Vitamine-se, é um composto fabricado a fim de incentivar a produção desse hormônio.

Carnes, ovos e laticínios
A melatonina é encontrada em leite e seus derivados, incluindo o leite materno e o leite de vaca. De maneira similar, também é possível absorver uma pequena quantidade do hormônio ao consumir iogurtes.

Em uma análise publicada em 2013 no PLOS One, que combinou resultados de 19 estudos envolvendo 1.683 homens e mulheres, as pessoas que tomaram suplementos de melatonina adormeceram sete minutos mais rápido e aumentaram o tempo total de sono em oito minutos.

Qual o melhor horário para tomar melatonina? Para o tratamento de insônia, recomenda-se que a melatonina seja ingerida uma vez ao dia, algumas horas antes de se repousar. A quantidade da dose varia de acordo com o peso da pessoa, mas costuma girar em torno de 1 mg a 5 mg.

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

Temos Melatonina 5mg com 30 cápsulas à vista R$ 31,90.

Após revisar dados de 162 ensaios clínicos, pesquisadores brasileiros concluíram que a melatonina - substância popularmente conhecida como o "hormônio do sono" - pode proteger o coração contra arritmias, doença arterial coronariana, hipertensão e outros distúrbios cardiovasculares.