O que é lipedema?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O lipedema é uma condição vascular crônica, de origem hormonal. A paciente sente dores nas regiões onde surge o acúmulo de gordura. Também podem surgir hematomas, peso nos membros e até queda de cabelo.

Infelizmente, a causa exata do lipedema ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos e hormonais. O lipedema é uma condição distinta da obesidade comum, das varizes e do linfedema, embora possa ser frequentemente confundido com essas condições.

Principais sintomas do lipedema

  • Inchaço simétrico nas pernas. O inchaço também é um sinal bem característico do lipedema. ...
  • Hematomas que surgem facilmente. ...
  • Condição genética. ...
  • Gordura acumulada nas coxas, pernas e nos braços. ...
  • Sensação de cansaço generalizado.

O lipedema é uma doença que afeta principalmente mulheres e é caracterizada por uma deposição anormal de gordura nas pernas e braços, além de sintomas inflamatórios como dor, inchaço, hematomas e sensação de peso. A doença pode ser genética e pode ser desencadeada por alterações hormonais.

O tratamento considerado eficaz contra o lipedema é o procedimento cirúrgico que faz a retirada da gordura doente através da aspiração. É uma prática que acontece em etapas, respeitando o intervalo recomendado pelo médico. A quantidade de gordura aspirada também deve estar de acordo com as limitações de cada paciente.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é clínico, onde nota-se o acúmulo de gordura em região glútea, coxas, joelhos e pernas, determinando uma desproporção entre a parte inferior e a superior do corpo, porém pode comprometer também os braços, mas poupa mãos, pés e o tronco.

O diagnóstico do lipedema é importante para evitar confusão com celulite ou linfedema. A avaliação médica criteriosa é fundamental para suspeita e diagnóstico. Exames como ultrassom e bioimpedância associados a testes de intolerância alimentar são complementares para o diagnóstico e definição da melhor terapêutica.

Pode ser cirurgião vascular, clínico, endocrinologista, geriatra, cirurgião plástico, nutrólogo.

O cirurgião explica que, ao contrário da obesidade, no lipedema o excesso de gordura não se distribui pelo corpo todo. “Isso fica ainda mais visível quando, mesmo fazendo dieta e exercícios, a paciente não emagrece na região afetada, gerando uma desproporção”, relata.

Lipo nas coxas: quanto custa a cirurgia
Todos esses problemas são resolvidos com a lipoaspiração nas coxas. O preço médio do procedimento varia entre R$ 8.500,00 e R$ 16.800,00. Porém, as variáveis que já mencionamos influenciam o valor, bem como a quantidade de gordura que o médico precisa retirar.

Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema. O exercício é ainda mais benéfico para quem está acima do peso – pode ser uma simples caminhada ou hidroginástica”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Excisão cirúrgica convencional
É a técnica preferencial, já que permite remover exclusivamente o lipoma. “Nas lesões acessíveis e de pequenas dimensões, é feita com anestesia local uma pequena incisão, pela qual é extraído o lipoma, e depois é encerrada da forma mais adequada possível para ficar uma cicatriz estética.

Sente dificuldade em perder peso na parte inferior do corpo? A gordura doente, que caracteriza o lipedema, se acumula na parte inferior do corpo e geralmente é uma gordura mais difícil de ser eliminada. Assim, quem tem lipedema, sente mais dificuldade de emagrecer nessa parte do que no restante do corpo.