O que é compliance de forma simples?

Perguntado por: aramires3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Compliance visa garantir o cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e externas e promover a ética e a integridade de uma organização. Conforme mencionado acima, envolve a implementação de políticas, processos e controles para garantir a conformidade e prevenir riscos.

Compliance é a adoção de procedimentos internos por meio de um programa cuidadosamente estruturado e que tem como objetivo fazer com que a organização esteja em conformidade com leis, normas e regulamentos vigentes, inclusive regulamentos internos.

Para entender melhor o que é compliance, vale conhecer a origem do termo, que deriva do verbo “to comply” (“cumprir”, “obedecer”). Portanto, compliance descreve o cumprimento ou a obediência de normas e leis.

O que é compliance? O termo vem do inglês “to comply with”, que significa “estar em conformidade”. Desse modo, uma empresa que estabelece um programa de compliance, mostra estar interessada em agir de acordo com as leis vigentes no nosso país e a própria política interna.

Os 5 principais tipos de compliance

  1. Compliance ambiental. O mundo nunca se preocupou tanto com as questões ambientais quanto hoje. ...
  2. Regras de saúde e segurança no trabalho. ...
  3. Atuação anticorrupção. ...
  4. Responsabilidade social. ...
  5. Controle de qualidade do produto e serviço.

Compliance vem do verbo em inglês to comply, que nada mais é do que estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos. Sua função é minimizar riscos e guiar o comportamento de empresas diante do mercado em que atuam.

O que é compliance? Em um sentido geral, compliance é seguir um conjunto de regras. Em outras palavras, para que o negócio opere legalmente, ele precisa estar em conformidade com os padrões, leis, regulamentos e conduta ética específicos do setor que se aplicam ao seu negócio.

Etapas de implantação do compliance

  • Diagnóstico.
  • Implantação.
  • Consolidação.
  • Avaliação e ajustes.

Dessa forma, ficam consolidados os 3 pilares: prevenir, detectar e responder.

  • Prevenir. Este deve ser o pilar mais importante e onde a instituição deve investir a maior parte de seus recursos. ...
  • Detectar. ...
  • Corrigir.

Em linhas gerais, a função de compliance envolve a avaliação de que todas as normas, procedimentos, controles e registros que compõem o ambiente de controles internos estão funcionando adequadamente para minimizar os riscos das atividades exercidas pelas organizações, enquanto isso a área de controles internos abrangem ...