São exemplos de medidas de compliance?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Exemplo de Compliance

  • através do respeito às leis ambientais;
  • cumprimento das normas regulamentadoras de segurança de saúde e do trabalho;
  • cumprimento das normas ISO;
  • cumprimento das normas internas da empresa;
  • cumprimento de obrigações fiscais e legais dentro da instituição; etc.

Compliance, como vimos, é o conjunto de procedimentos e regras que tem como objetivo manter a organização em linha com as normas vigentes, sejam elas legais ou internas. Para ser bem-sucedido, seu programa precisa ter a adesão de todos os colaboradores da empresa e integrar a cultura organizacional.

Os 5 principais tipos de compliance

  1. Compliance ambiental. O mundo nunca se preocupou tanto com as questões ambientais quanto hoje. ...
  2. Regras de saúde e segurança no trabalho. ...
  3. Atuação anticorrupção. ...
  4. Responsabilidade social. ...
  5. Controle de qualidade do produto e serviço.

Etapas de implantação do compliance

  • Diagnóstico.
  • Implantação.
  • Consolidação.
  • Avaliação e ajustes.

Os principais tipos de Compliance são: Empresarial, Trabalhista, Tributário, Fiscal, Ambiental, Criminal, Responsabilidade Social e Administração Pública.

Eis os sete pilares que sustentam um programa de forma eficiente: 1) Conhecimento sobre a organização; 2) Comprometimento da alta direção; 3) Autonomia da instância responsável; 4) Análise de perfil e riscos; 5) Estruturação de regras e instrumentos; 6) Comunicação interna e externa; e 7) Monitoramento contínuo.

O que é compliance? Em um sentido geral, compliance é seguir um conjunto de regras. Em outras palavras, para que o negócio opere legalmente, ele precisa estar em conformidade com os padrões, leis, regulamentos e conduta ética específicos do setor que se aplicam ao seu negócio.

O compliance nas empresas envolve a conformidade com leis e normas de órgãos regulamentadores. Um dos objetivos é corrigir e prevenir desvios que possam trazer conflitos judiciais para o negócio, como na luta anticorrupção, além de questões relacionadas à ética, sustentabilidade, cultura corporativa e afins.

Cada vez mais empresas vêm aderindo o Compliance seja porque desejam estar em conformidade com a legislação ou porque sabem que é uma ferramenta de mercado que traz vantagem competitiva.

Compliance vem do verbo em inglês to comply, que nada mais é do que estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.