Quais são os riscos de compliance?

Perguntado por: vdantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

O risco de compliance — ou risco de conformidade — é exatamente essa exposição a penalidades legais e a perdas financeiras e de reputação que sua empresa pode enfrentar, caso não atue dentro da lei, das regras que delimitam a atuação do seu setor e, claro, dos seus próprios regulamentos internos.

Riscos de compliance em PMEs: sua empresa está em conformidade?

  • Terceiros. ...
  • Fraudes. ...
  • Condutas ilegais. ...
  • Corrupção. ...
  • Vazamento de informações confidenciais e segurança e proteção de dados. ...
  • Conheça nosso curso de Gestão em conformidade e evite riscos de compliance em PMEs.

Por outro lado, não estar em compliance significa correr grandes riscos desnecessariamente, que podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado e muitas outras.

Como mapear riscos de compliance? O mapeamento de riscos conta com uma metodologia que aponta os possíveis tipos de riscos e suas características. A partir dessa análise, é possível ter informações mais assertivas para colocar em prática um programa de compliance.

Os objetivos das regras de compliance asseguram que todos os negócios tenham a mesma competitividade no mercado. Por isso, é importante conhecer quais os tipos de riscos que a empresa está exposta para gerenciar e seguir as normas corretamente.

Os 6 principais tipos de riscos corporativos

  1. 1 – Estratégico. O primeiro tipo de risco diz respeito às diretrizes estratégicas de uma organização. ...
  2. 2 – Operacional. Os riscos operacionais têm relação direta com as ameaças estratégicas. ...
  3. 3 – Compliance. ...
  4. 4 – Financeiro. ...
  5. 5 – Reputação. ...
  6. 6 – Segurança da informação.

Etapas de implantação do compliance

  • Diagnóstico.
  • Implantação.
  • Consolidação.
  • Avaliação e ajustes.

Toda empresa está sujeita a riscos de compliance fiscal: trabalhistas, ambientais, fiscais, operacionais, qualidade de produto e até mesmo de corrupção. Há um consenso de que todas as companhias sofrem com esse tipo de risco, independentemente do seu segmento.

Falta de alinhamento de processos internos
A falta de comprometimento com os processos internos reflete uma falha de Compliance que pode afetar o processo produtivo, a venda ou prestação de serviços, que desencadeará um efeito dominó de atrasos até o consumidor final.

O termo em inglês significa Governance, Risk and Compliance (Governança, Risco e Conformidade). Trata-se de uma inovadora abordagem tríptica para a gestão de negócios com o objetivo de gerar valor e diferencial competitivo.