Por que ter compliance na empresa?

Perguntado por: aaraujo3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Com o compliance empresarial todos os recursos da empresa são usados de forma assertiva e dentro da lei, evitando gastos desnecessários e fora de contexto. Além disso, o compliance empresarial afasta problemas de corrupção, que costumam trazer grandes danos às finanças da companhia.

Para que serve o compliance? O compliance em empresas serve como base para criação de um plano de ação em relação às políticas, regulamentos e diretrizes que incidem sobre sua operação. Para organizações brasileiras, manter-se em conformidade fiscal e tributária, por exemplo, é um enorme desafio.

O compliance reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos. Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação. Aumenta a qualidade das decisões dentro da Organização, reduzindo o custo operacional.

Compliance visa garantir o cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e externas e promover a ética e a integridade de uma organização. Conforme mencionado acima, envolve a implementação de políticas, processos e controles para garantir a conformidade e prevenir riscos.

Dessa forma, ficam consolidados os 3 pilares: prevenir, detectar e responder.

  • Prevenir. Este deve ser o pilar mais importante e onde a instituição deve investir a maior parte de seus recursos. ...
  • Detectar. ...
  • Corrigir.

Compliance, como vimos, é o conjunto de procedimentos e regras que tem como objetivo manter a organização em linha com as normas vigentes, sejam elas legais ou internas. Para ser bem-sucedido, seu programa precisa ter a adesão de todos os colaboradores da empresa e integrar a cultura organizacional.

O profissional de compliance é a pessoa designada para desenhar, implementar, supervisionar o funcionamento e, quando necessário, atualizar o programa de conformidade de uma organização.

Os principais tipos de Compliance são: Empresarial, Trabalhista, Tributário, Fiscal, Ambiental, Criminal, Responsabilidade Social e Administração Pública.

É por meio dessas práticas que a companhia aplica a transparência e mostra seu compromisso com a ética e conformidade com a Lei. Portanto, governança corporativa e compliance são conceitos e práticas complementares, que permitem às empresas conseguir melhores resultados no mercado em que atuam.

Em outras palavras, a expressão “estar em compliance”, usada no mundo corporativo, quer dizer que as empresas devem seguir normas legais, princípios éticos e padrões de conduta esperados pela sociedade, assim como pode se referir aos controles internos e de governança corporativa.

No entanto, pouca gente sabe que o compliance pode salvar vidas. Isso porque, ao seguir regras e adotar processos para mitigar riscos, a organização consegue evitar acidentes e outros danos que prejudicam a sua reputação e, muito pior, pode causar mortes.