O que é bom para tirar mau hálito caseiro?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O chá de cravo é um poderoso antisséptico. Basta separar três cravos inteiros ou ¼ de colher de chá de cravo moído em duas xícaras de água quente e deixe em infusão por 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Depois, despeje em uma peneira fina e use como bochecho ou gargarejo duas vezes ao dia.

Chá de gengibre
O gengibre é um remédio caseiro muito conhecido por tratar o mau hálito, podendo ser consumido in natura. No entanto, o chá da raiz também ajuda a eliminar micro-organismos que causam odor ruim na boca.

Isso porque, em alguns casos, essa substância pode ajudar a eliminar bactérias que causam o mau odor. Para isso, basta misturar um pouquinho de bicarbonato em um copo de água e fazer o bochecho uma vez ao dia. A limpeza dos dentes poderá ser potencializada, o que melhora o hálito em muitas circunstâncias.

O Champex é um remédio de farmácia para mau hálito baseado em uma substância derivada do cogumelo branco Agaricus Bisporus. Existem pesquisas a respeito dessa substância desde 1987 e foi comprovado que ela possui propriedades que neutralizam o mau hálito e o odor corporal.

Suco de limão não combate mau hálito, é mito
Portanto, por se tratar de uma substância ácida, o suco de limão em excesso pode atacar o esmalte dos dentes, provocando a desmineralização deles.

Por causa de seus agentes controladores de pH, o vinagre de maçã é um excelente remédio caseiro para o mau hálito. Dissolva algumas colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo de água. Beba esta mistura após cada refeição. Você também pode fazer gargarejo com esse líquido após escovar os dentes.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Clorexine

Para prevenção e tratamento do mau hálito recomendamos o Spray da Farmácia Eficácia, que conta com os seguintes ativos: Clorexine: É um poderoso ativo com ação de combater as placas bacterianas e microrganismos maléficos. É utilizado como um desinfetante, na manutenção da limpeza bucal.

Houve uma diminuição no número de bactérias consideradas nocivas, especialmente as espécies de Viridans Streptococci e Moraxella. Isso significa que usar bicarbonato de sódio para fazer gargarejo ou como enxaguante bucal pode ser uma alternativa barata e eficaz para a higiene oral complementar à higiene convencional.

“Embora o bicarbonato tenha ação de diminuir o ph da saliva, causando um certo alívio na dor, a forma que ele é aplicado chega a agravar a lesão, causando uma maior complexidade no tratamento profissional”, explica.

Gengivite e periodontite
Sim, essas são duas doenças que causam mau hálito. Elas começam com inflamações na gengiva, que acabam evoluindo para quadros mais graves por falta do devido cuidado. É quando o odor desagradável do mau hálito acaba complementando o quadro.