O que tem mais carboidrato feijão ou lentilha?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Mas já vamos adiantando: tanto o feijão quanto a lentilha são alimentos ricos em nutrientes e completos para o bom funcionamento do organismo! Observaçãozinha: Os valores se referem a 1 concha média de cada um. Agora é só comparar e aproveitar! Calorias – feijão: 80 X lentilha: 76.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

100 g: 25,2 g de carboidratos; 1 xícara: aproximadamente 60,5 g de carboidratos.

Cozida, a lentilha pode substituir o feijão, ou também pode ser a base da sopa de lentilha, o ingrediente de uma nutritiva salada ou até ser usada para criar um delicioso hambúrguer vegetariano.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras. Basta uma porção diária da sua favorita”.

Essa leguminosa pode ser uma aliada para quem quer emagrecer, uma vez que é fonte de fibras e aumenta a saciedade. Seu consumo regular reduz a ingestão dos alimentos e contribui com a diminuição de peso.

21 gramas

Porém, o que talvez você não saiba é que uma xícara (chá) de feijão tem 21 gramas de carboidratos e, em razão disso, a ingestão diária desse alimento nos fornece boas doses de potássio e ferro, além de proteínas e fibras.

Na verdade, a lentilha não engorda, mas precisa ser consumida com moderação. Uma boa medida são três colheres de sopa de lentilhas por dia.

Benefícios da lentilha

  1. Faz bem à saúde dos ossos. ...
  2. Ajuda no bom funcionamento intestinal. ...
  3. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. ...
  4. Fortalece a saúde cardiovascular. ...
  5. Ótima escolha alimentar para gestantes. ...
  6. É uma aliada na perda de peso. ...
  7. Auxilia no combate à anemia.

Já na lista dos alimentos com baixo índice glicêmico (absorvidos lentamente pelo organismo) estão os cereais integrais como, aveia, centeio, massas integrais, maçã, pera, ameixa, entre outros”, pontua.

O que você pode comer na dieta low carb
Quem não come carnes, deve consumir ovos ou aumentar o consumo de leguminosas como feijão, soja, ervilha, lentilha e grão-de-bico, a fim de obter maior quantidade de proteínas.