O que é bom para não criar mofo?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para evitar o mofo, o ideal é deixar a ventilação circular pelos cômodos e armários. No inverno, é normal mantermos a casa mais fechada para evitar o frio, mas é necessário deixar as janelas abertas por algumas horas do dia para que os fungos não surjam. Roupas não devem ser guardadas molhadas ou úmidas.

Giz de lousa (giz branco) ou cravo-da-índia: são dois produtos encontrados facilmente e podem ajudar a combater o mofo; Carvão ou bicarbonato de sódio: ajudam a puxar a umidade; Vinagre ou água sanitária: são alternativas de Sprays para borrifar no guarda-roupa que elimina e previne o mofo.

Bicarbonato de sódio
Você pode adicionar ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e usar a solução para remover o bolor e o mofo com segurança. Para deixar a dica mais potente, misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de vinagre branco e uma parte de água.

Bicarbonato de sódio
Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa.

O desumidificador é o aparelho ideal para a sua casa se você sofre com problemas de umidade. Ele é responsável por aspirar o ar-sobrecarregado de umidade e absorvê-lo para transformar em um ar mais saudável, deixando sua casa mais seca.

Para tirar bolor e mofo preto das paredes externas, a dica é misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água e um pouco de detergente e aplicar o produto com auxílio de uma escova.

Se a parede não tem encanamentos ou passagem de água, o problema pode ser solucionado com o uso das tintas impermeabilizantes. Mas para retirar o mofo, são necessários: solução de água sanitária, limpador de superfícies com cloro, escovas com cerdas duras e pano umedecido.

Conforme especialistas, o mofo é capaz de causar tosse, mal-estar, espirros, entupimento nasal, cansaço, coriza e dificuldade para respirar. Ainda pode desencadear alergias, micose broncopulmonar alérgica, infecções, crises de asma, rinite, sinusite e bronquite e em casos mais graves a pneumonite de hipersensibilidade.

Como reduzir a umidade do ambiente?

  1. Aumente a ventilação. Abra as janelas e portas do cômodo com frequência para que a luz natural entre e a ventilação seja renovada. ...
  2. Evite que os móveis fiquem encostados na parede. ...
  3. Cuide dos vazamentos e infiltrações. ...
  4. Use um desumidificador de ar.

Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

Como prevenir o mofo no guarda-roupa
Sempre que lembrar, deixe abertas também as portas e as gavetas do guarda-roupa. Já a limpeza do móvel deve ser frequente, pelo menos uma vez por semana. Há, também, produtos para mofo que controlam a umidade de dentro dos armários.

Isso acontece, especialmente, devido à existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias, e pode trazer problemas de saúde graves.

Por exemplo, no laboratório utilizamos uma temperatura de 121oC, por 30 minutos para matá-los. O recomendado, caso aconteça de encontrar o pão mofado, é jogá-lo fora. Nunca consumir, até mesmo aquelas fatias que aparentemente não estão com fungo.