O que Deus fala sobre dívidas?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Existem três chaves bíblicas que podem nos auxiliar a sair das dívidas: o arrependimento, a gratidão e o pacto com Deus. Mas é importante sair da teoria e colocar em prática essas chaves. Certamente Deus não te colocou aqui na Terra para viver endividado...

Perdoar os outros não é uma opção para os cristãos: é um mandamento. Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro” (Êxodo 22,25). (Levítico 25,37).

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

A Bíblia diz em Romanos 13:8: “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Pague as suas contas e dívidas a tempo. A Bíblia diz em Provérbios 3:27-28: “Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo.

Salmo 124 - Para afastar dívidas.

Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros. São requisitos do perdão da dívida o ânimo de perdoar e a aceitação do perdão.

Entre em contato com o seu credor com uma carta de remissão de dívida explicando sua situação e pedindo pelo perdão de sua dívida. Se possível, inclua o contato de um advogado que poderá te ajudar com o processo.

Segundo o artigo 14 da Lei nº 11.941/2009, são perdoados os débitos com a Fazenda Nacional vencidos há mais de cinco anos e que não ultrapassem R$ 10 mil.

Mas especialistas afirmam que emprestar dinheiro enfrenta tabus sociais sobre discussão de finanças e cria um desequilíbrio de poder em um relacionamento próximo de confiança. Isso pode potencialmente fazer com que as partes sintam emoções complexas, como vergonha, constrangimento e raiva.

Emprestar ou pedir emprestado sal ou pimenta destrói a amizade. É melhor oferecê-los e aceitá-los como um presente. No oriente médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas, formam um vínculo.

prestamista | n. 2 g. obrigação | n. f. | n. f. pl.

Poupe e invista regularmente – Pv 13:11. “O dinheiro ganho às pressas diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” De nada adianta o imediatismo quando o assunto é fazer o dinheiro render.

Deus meu, Te elevo esta oração para que me bendigas financeiramente. Assim mesmo, desejo esta benção financeira a todos aqueles lerem esta oração. Sabemos do poder da oração unida, dita por todos aqueles que creem e confiam em Ti. Pai Amado és o ser mais poderoso que pode existir.