Qual é a importância do silêncio para a espiritualidade?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 11 votos

O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Alivia o estresse
O excesso de ruídos pode ter um efeito negativo na nossa mente, resultando em níveis elevados de estresse. Já o silêncio, no entanto, tem o efeito oposto: ajuda a liberar a tensão na mente e no corpo.

Para os monges do deserto, o silêncio era um remédio para a agitação que afligia o ser humano, pois nele [silêncio], a pessoa entra em contato com aquilo que ela possui de mais sagrado, ou seja, a sua própria alma. Nos recônditos da alma, encontram-se as respostas que tanto se busca para o cotidiano da vida.

Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

O silêncio é a melhor solução na conquista do nosso domínio próprio. Na Bíblia, vemos o seguinte em Eclesiástico 5,14: “Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.”

Até o tolo, quando se cala, é tido por sábio” (Provérbios 17:28). O Filósofo e Matemático francês Blaise Pascal tinha razão quando disse: “A maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado”. Sobre isso, o texto sagrado também apresenta lições preciosas.

Prática comum em todas as religiões, a meditação tornou-se alvo de investigação até da comunidade científica como caminho de cura para males de vários níveis. Não à toa! O silêncio é o início de tudo. De onde surgem o bem-estar, a saúde física e mental, a criação.

Não fale com a pessoa. Esse é o ponto mais básico do tratamento de silêncio. Não diga nada, mesmo que o outro tente puxar uma conversa. É importante não responder comentários, discussões ou até mesmo acusações.

A prática dos historiadores da arte pressupõe, pois, o silêncio inteligente. Isto é: um “lugar” em que ocorre a intuição, e ela é uma forma de inteligência, para além do conceito, da frase, da lógica, do raciocínio. Entre os aspectos inteligentes do silêncio está o fato de ele ser vários, muitos, infinitos.

Para começar, como você interpreta a expressão que dá título ao filme, 'o silêncio é uma prece'? Acho que significa que, quando você fica em silêncio, através da meditação, consegue guiar sua energia para vários lugares. A minha experiência lá em Abadiânia, junto ao senhor João, foi assim, na corrente de meditação.

Preferindo muitas vezes o ataque histérico e sistemático aos que estão temporariamente no poder. Por isso, em nossa modesta opinião, seguindo os salutares conselhos dos benfeitores espirituais o silêncio, nestes casos, é sim, uma prece!

Tenha sempre em mãos algumas notas adesivas ou um pequeno caderno de anotações, junto a um lápis ou uma caneta, para usar durante o dia de silêncio. Dessa forma, você pode escrever rapidamente o pedido de café na lanchonete ou fazer um lembrete de seu voto de silêncio a fim de relembrar o professor.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

"O silêncio é a melhor resposta da verdadeira sabedoria." - Eurípides | Sabedoria frases, Sabedoria, O silencio.